Por que fazer consultas e exames preventivos com frequência?

Conheça a importância de se realizar consultas e exames preventivos frequentemente, com exemplos reais. Acompanhe a seguir!

Você é daquelas pessoas que só procura atendimento médico quando algo está errado? Sabia que isso pode comprometer drasticamente a sua saúde? É por isso que as consultas e exames preventivos são tão importantes!

As consultas e os exames preventivos são essenciais para manter a sua saúde. Ela auxilia potencialmente na detecção de doenças e possíveis desequilíbrios em nosso organismo, ainda mais quando eles não apresentam sintomas.

Claro que conhecer o histórico familiar é uma grande ajuda para acompanhar o possível desenvolvimento de patologias como o câncer, a diabetes e algumas doenças cardiovasculares. Nesses casos, é imprescindível análise médica frequente.

Confira um pouco mais com exemplos práticos sobre a importância de se realizar consultas e exames preventivos com frequência. É só acompanhar nas próximas linhas:

A importância de se realizar consultas e exames preventivos

Muitas doenças graves poderiam simplesmente serem detectadas em um check-up básico. Os exames de rotina foram feitos justamente para nos alertar dos perigos que podemos estar expostos futuramente.

Sendo assim, é muito importante não deixar de realizar os exames preventivos e não fazer apenas nos momentos em que o “corpo já está pedindo socorro”. Principalmente para quem tem histórico de doenças na família, com predisposição para alguma doença, é muito importante manter a rotina de exames antes mesmo que os médicos suspeitem de algo.

Por exemplo, se na sua família houve ou há casos de câncer de mama, não significa que você também desenvolverá a doença. Contudo, a prevenção é necessária, sendo grandes as chances de desenvolvimento. De qualquer forma, exames de rotina simples podem nos dizer se está tudo ok com o nosso organismo, ou não

Exemplos de exames preventivos

Saúde da mulher

Mulheres normalmente frequentam mais os ambientes clínicos, por terem mais cuidado com a própria saúde. Mas, há também aquelas que não se atentam a essas necessidades.

O Papanicolau, mais conhecido como exame preventivo, é um exame que deve ser feito anualmente um ano após o início da atividade sexual feminina. Ele é coletado no consultório pelo médico ginecologista e permite a identificação do câncer de colo de útero em seus primeiros estágios, onde ainda é possível a sua cura.

Além disso, é possível detectar outras anormalidades como verrugas, infecções fúngicas e herpes. O médico ginecologista poderá solicitar uma bateria de exames, se for necessário.

O ultrassom transvaginal verifica o útero por meio de uma sonda para detectar possíveis miomas, cistos, tumores ou endometriose. E, a mamografia digital é outro exame necessário para a saúde da mulher a partir dos 35 anos de idade, principalmente para aquelas com histórico familiar.

Saúde dos homens

Homens frequentam menos os consultórios médicos, e muitos ainda não acreditam na prevenção. Isso faz com que doenças graves apareçam já em fases terminais.

Os exames mais comuns para homens são o monitoramento da pressão arterial, o exame de rotina de sangue e o exame da detecção de diabetes. Além desses, a urologia é extremamente necessária para a detecção do câncer de próstata, através do exame de toque retal.

Quer mais dicas como essas? Preencha o formulário abaixo e receba mais novidades e conteúdos como esse em primeira mão! Em caso de dúvidas, é só entrar em contato.

compartilhe
Tags: , , .