Problemas de saúde relacionados a tecnologia

Uso excessivo da tecnologia pode acarretar sérios problemas de saúde. Saiba quais são e quais hábitos auxiliam na redução deles.

Atualmente, estamos vivendo em um mundo aonde a tecnologia possui um lugar de destaque, pois ela está por toda parte. Seus benefícios são ótimos para toda a população, mas nem tudo são flores.

A medida com que a tecnologia avança, nos tornamos reféns e dependentes dela e por causa de tais excessos, colocamos a nossa saúde em risco.

Você sabe quais são os problemas que a tecnologia pode lhe causar, como evita-los ou reduzi-los? Se a resposta for não, esse post te ajudará a entender melhor tudo isso! Continue lendo.

tecnologia-e-saude

Imagem: ShutterStock.

 

Problemas psicológicos

Os transtornos psicológicos estão no topo da lista de problemas a saúde causado pelo uso excessivo de tecnologia. Estar frequentemente conectado pode gerar isolamento social, depressão, ansiedade e alterações no humor. Hábitos despertados pelas redes sociais, como a checagem de informações nos apps a cada minuto do dia, são umas das atividades responsáveis por desencadear tais transtornos. A partir do momento em que, nos tornamos reféns dos aparelhos tecnológicos, perdemos o controle de nossa saúde, inclusive da mental.

Para garantir que a tecnologia não se torne um problema, o indicado é que você mantenha horários estabelecidos para a utilização das redes sociais e que a use com moderação, para que a mesma não se torne um vício.

 

Incômodo aos olhos

Estar concentrado em algo, muitas vezes nos faz esquecer até mesmo de piscar os olhos e isso ocorre com certa frequência, quando estamos em frente a uma tela. O fato de demorarmos a piscar, nos traz um enorme desconforto aos olhos, causando ressecamento, ardor e vermelhidão neles.

Por isso, enquanto estiver em frente a uma tela de computador ou smartphone, lembre-se de piscar e se possível, tire alguns minutos de descanso.

 

Danos aos ouvidos

O número de pessoas que utilizam fones de ouvido está em constante crescimento. Isso poderia não ser um problema, se não fosse pelo uso excessivo de tal acessório.

Existe uma intensidade indicada para ouvirmos nossas músicas favoritas, e não nos causar danos a saúde, que seria até 70 decibéis. Mas após esse número, o risco de perda parcial ou total da audição já começa a nos preocupar.

Para evitar qualquer tipo de problema relacionado a audição, é fundamental escolher acessórios de qualidade, com certificação e utilizá-lo com moderação, sempre respeitando os limites de volume e tempo de uso.

tecnologia-causa-riscos-a-saude

Imagem: ShutterStock.

 

Lembre-se: seja aliado da tecnologia e não o seu refém, assim você poderá aproveitá-la e ainda terá a sua saúde em perfeito estado.

A Medworld está sempre preocupado com sua saúde, em todos os momentos. Aqui no blog você encontra uma série de informações úteis sobre como manter uma vida saudável. Continue nos acompanhando!

 

compartilhe
Tags: , , , .