Não basta apenas vestir a máscara de proteção, é necessário prestar atenção em outros detalhes importantes. Saiba mais a seguir!

Você usava máscaras antes da pandemia? Provavelmente não. Era até estranho ver alguém na rua usando alguma máscara de proteção. Porém, com a chegada do novo coronavírus afetando a saúde mundial, o uso é indiscutivelmente obrigatório.

Contudo, ainda existem muitas dúvidas a respeito do seu uso, visto a grande quantidade de pessoas que não a utiliza de forma correta. Sendo assim, neste artigo, vamos desmistificar este problema, instruindo corretamente como usar a máscara de proteção para que você se mantenha protegido contra o vírus.

A importância do uso de máscara de proteção

O novo coronavírus, SARS-Cov-2, vírus que transmite a covid-19, é propagado pelo contato a gotículas expelidas por pessoas contaminadas. Essas gotículas, ao entrar em contato com nossas vias aéreas, se multiplicam no nosso organismo.

Por conta disso, o uso de máscara é uma importantíssima medida de prevenção. Usando máscaras, você se protege, ao mesmo tempo, protege outras vidas.

Trata-se de uma barreira impeditiva destas partículas, que podem se propagar no ar por meio da tosse, espirros ou simplesmente pela fala. Onde não é possível manter o distanciamento social, seu uso é imprescindível.

Em uma pesquisa feita por profissionais de saúde renomados, a eficiência do uso de máscaras foi totalmente comprovada como positiva. Contudo, apenas usar a máscara não garantirá 100% de proteção contra o vírus. Existem outras medidas que devem ser seguidas estritamente para que não ocorra a transmissão. Por exemplo:

  • Lavar as mãos com frequência;
  • Não tocar o nariz, olhos e boca;
  • Cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar;
  • Manter distância social de 2 metros no mínimo.

Como usar sua máscara de proteção corretamente

Inclusive, não basta apenas vestir a máscara, é necessário prestar atenção nos seguintes detalhes:

Antes de colocar a sua máscara de proteção, esteja com as mãos devidamente higienizadas. Confira bem se você está vestindo uma máscara em bom estado de conservação, sem buracos ou rasgada. Além disso, é preciso que a máscara cubra completamente a região do nariz até o queixo, cobrindo também as suas laterais.

Quando estiver usando a máscara, evite ao máximo tocá-la e, quando ela começar a ficar molhada ou suja, troque-a imediatamente. Lembre-se de sempre higienizar as suas mãos antes de retirá-la do rosto.

Para não propagar o vírus, o ideal é retirar a máscara pelo elástico ou corda, pois, assim, você evita que suas mãos entrem em contato com a parte frontal da máscara, mais crítica de contaminação. Feito isso, higienize novamente as suas mãos com água e sabão, ou álcool em gel (no mínimo 60%).

Confira também outro incrível artigo que publicamos aqui em nosso blog com algumas dicas para manter a saúde mental em 2021, clicando aqui!

Gostou das nossas dicas? Preencha o formulário abaixo e receba mais novidades sobre saúde em primeira mão! Em caso de dúvidas, é só entrar em contato.

Fonte: Freepick.

Fonte: Freepick.