Integração total: conheça o conceito de Hospital 4.0

hospital tecnológico

(Imagem: Bigstock)

A inovação no campo da medicina contempla muitas áreas de destaque na tecnologia para criar um ambiente mais seguro e eficaz

O conceito de Hospital 4.0 foi algo que veio da Quarta Revolução Industrial, tratando-se da convergência dos diversos meios tecnológicos para facilitar decisões médicas e gerar mais conforto tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Big Data, cirurgia robótica, internet das coisas e softwares de apoio são algumas operações que entraram nesse meio para integrar o Hospital 4.0.

A ideia inicial trata como objetivo do conceito a criação de um ambiente mais seguro, eficaz, ágil e com alta qualidade para que os beneficiados sejam tanto os pacientes como os médicos, como já mencionado. Uma das tarefas é utilizar a tecnologia em todas as tarefas que possam, de alguma forma, auxiliar a equipe médica e de enfermagem. A principal revolução no método é focar em toda a jornada do paciente, desde a prevenção até a manutenção da saúde, e não apenas no tratamento.

Estrutura hospitalar

Como o método exige uma integração total entre o meio físico e o digital, é necessário que o hospital que deseja integrar o meio 4.0 adeque a estrutura para que a comunicação interna flua da maneira correta. Um dos principais benefícios desta prática é a possibilidade de medir a eficácia da operação e estabelecer metas e objetivos.

Uma das ideias é que se pense cada vez mais em saúde e menos na doença. Assim, a tendência é que a saúde de uma forma geral seja cada vez menos fragmentada para permitir um atendimento unificado.

A maior transparência entre os processos e a comunicação com o paciente são pontos a favor do Hospital 4.0 também. Há uma geração maior de confiança entre o profissional de saúde e o cliente, consequentemente dando mais renome e uma melhor reputação para a instituição.

Para exemplificar como se dá essa integração entre aparelhos, podemos analisar as ocorrências de partos prematuros. Há um sistema de conectividade em incubadoras e berços aquecidos, que torna possível o monitoramento de temperatura, umidade e oxigênio a distância e constantemente. As equipes responsáveis por cada caso podem, então, levar os resultados para o paciente em menor tempo, com maior precisão e atualização.

Os novos recursos de reconhecimento facial concedem muito mais segurança ao ambiente de trabalho, já que os médicos não precisam tocar em nada nas salas de cirurgia e áreas restritas, diminuindo o risco de contaminações.

No âmbito da rotina de práticas médicas, a Internet das Coisas é capaz de colaborar com as rotinas de higiene – extremamente importantes para ambientes hospitalares, que necessitam estar sempre esterilizados. Até mesmo a preservação de medicamentos e vacinas pode ser otimizada com o controle da temperatura, umidade e luminosidade para evitar que as instituições percam os materiais.

 

Gostou do post? Aqui no blog da Medworld você fica por dentro das principais inovações e tendências do mundo da medicina. Não deixe de acompanhar nossos conteúdos quinzenalmente para se manter informado!

compartilhe
Tags: , , .