Alimentos que aliviam a Ansiedade

Conheça quais são os alimentos que ajudam no combate da ansiedade e aproveite para incluí-los na sua dieta.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 9,3% dos brasileiros apresentam os sintomas da Ansiedade. Quem sofre com esse distúrbio psicológico acaba enfrentando diversas dificuldades durante o dia a dia, até mesmo em situações menos estressantes.

A ansiedade não se inicia devida há uma má alimentação, mas pode se agravar por isso. Estudos já comprovam que existe sim uma relação entre a ansiedade, o nosso estilo de vida e a alimentação.

Para ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade, alguns alimentos e nutrientes estão um passo a frente dos demais. Confira quais são eles.

 

Chocolate amargo

Sim, o chocolate é um dos alimentos que aliviam a ansiedade! Especificamente o amargo, que é uma ótima fonte de magnésio, responsável por até mesmo ajudar a reduzir os sintomas da depressão.

O chocolate amargo aumenta os níveis de serotonina, hormônio que possui ligação com o prazer e o bem-estar. Então, se o nível de serotonina aumenta, consequentemente, nos sentimos mais calmos e relaxados.

chocolate-amargo

Imagem: iStock.

 

Iogurte

De acordo com estudos realizados sobre alimentação saudável, algumas bactérias presentes no iogurte – as boas – possuem efeitos positivos na saúde do nosso cérebro. Como produtos lácteos produzem efeito anti-inflamatório no corpo, eles podem diminuir a inflamação crônica causada pela ansiedade, estresse e depressão.

iogurte

Imagem: Dreamstime.

 

Chá verde

O chá verde é um dos combatentes da ansiedade. Ele possui um aminoácido chamado L-Teanina, que aumenta a produção de serotonina e dopamina – neurotransmissor que atua diretamente no cérebro – aumentando a sensação de relaxamento e reduzindo a tensão do nosso corpo.

cha-verde

Imagem: Jacomar.

 

Ovos

Os ovos são ricos em triptofano, aminoácido capaz de melhorar o humor e proporcionar sensação de bem-estar. Por isso, eles também devem constar na sua alimentação!

ovos

Imagem: Fazenda da Toca.

 

Ômega 3

O Ômega-3 – substância que ajuda na função cognitiva e melhora a nossa saúde mental – também deve estar presente na sua alimentação para auxiliar no alívio da ansiedade. Ele possui componentes que regulam a produção de serotonina e dopamina do nosso corpo, proporcionando sensação de bem-estar. Além disso, você pode encontrá-lo em peixes, amêndoas e nozes.

omega-3

 Imagem: Tua Saúde.

 

Se a ansiedade se tornou frequente no seu dia a dia, procure por um especialista que possa diagnosticá-la e recomende o melhor tratamento para você. Mantenha sempre uma boa alimentação e lembre-se de praticar exercícios físicos.

A Medworld está sempre preocupada com sua saúde, em todos os momentos. Aqui no blog você encontra uma série de informações úteis sobre como manter uma vida saudável. Continue acompanhando!

 

 

 

compartilhe
Tags: , , , .