Dicas de ouro para começar a praticar exercícios sem riscos

Já não é mais novidade para ninguém o fato de que praticar exercícios é algo essencial para manter o corpo funcionando adequadamente por muito tempo. Como já vimos aqui, manter uma rotina ativa é essencial para evitar a perda de funcionalidade no futuro, além de trazer outros benefícios.

E nunca é tarde demais para começar. Seja algumas caminhadas durante a semana ou ir para academias todos os dias: praticar exercícios é bom de qualquer maneira, em qualquer idade.

O texto de hoje é dedicado para quem já sabe de tudo isso, mas ainda não começou a se exercitar. Qualquer atividade física praticada indevidamente traz riscos para o corpo, e isto é algo que a Medworld quer que você evite ao máximo.

Praticar exercícios - Medworld

Para ajudar você a se cuidar, trouxemos estas dicas para começar a praticar exercícios de forma saudável.

Para começar

O passo inicial você provavelmente já sabe: ir ao médico para fazer uma avaliação física completa. Esse cuidado vai evitar que os exercícios possam trazer qualquer risco para o corpo, especialmente para o coração.

Eletrocardiogramas, avaliações ergométricas e outras, todas realizadas por um médico competente, irão determinar se praticar atividades físicas intensas não trazem algum risco para sua saúde. Então, antes de tudo, peça um check-up.

Escolha o lugar certo

Depois que você estiver liberado para começar, pense no que você quer fazer. Se uma academia é o mais indicado (musculação ou aeróbica), se alguma arte marcial lhe interessa mais, ou, algum esporte traz mais benefícios.

Procure estudar bem cada modalidade antes da escolha. Afinal, é ideal que você escolha alguma atividade que você goste e lhe faça bem, evitando praticar exercícios por obrigação.

Escolha um lugar apropriado para praticar exercícios, seja uma academia ou um clube. Se o lugar estiver bem equipado e com bons profissionais, é ainda melhor – procure avaliações de pessoas que já frequentam o local. Personal trainers qualificados poderão estipular um treino específico e completo para você atingir seus objetivos.

Durante os treinos

Uma rotina adequada para praticar exercícios vai evitar bastantes desconfortos, principalmente o desânimo. A começar pela escolha das roupas: sempre opte por algo confortável, que facilite as atividades e que possa transpirar bastante.

Enquanto estiver se esforçando ao máximo, lembre-se da hidratação. Parece bobo, mas esquecer de tomar água é algo que muitas pessoas fazem e leva o corpo a um desconforto desnecessário.

No dia a dia

Vida saudável, menos estresse, boas noites de sono e alimentação ideal são tão importantes quanto praticar exercícios na lista de atitudes para viver melhor, e não basta fazer apenas um.

No entanto, não exija muito de si mesmo. Uma das regras de ouro para quem está começando é ter paciência. Procure fazer uma coisa de cada vez e monitore seus resultados, como sua vida está mudando. Fazendo uma coisa de cada vez, é possível melhorar seu bem estar depois de algum tempo sem se sentir desconfortável.

E se você precisar de ajuda com mais dicas e conselhos, pode sempre contar com a Medworld. Investimos nossa energia e tempo em cuidar de você nos mais diversos momentos da vida. Acima de tudo, queremos ver sua saúde em dia!

 

 

compartilhe
Tags: , , , .