Saiba mais sobre a humanização de ambientes hospitalares

A humanização de ambientes hospitalares é um conceito muito estudado por diversas universidades e aplicado nos mais variados hospitais atualmente. A necessidade de buscar evoluir seus conceitos e entender mais sobre seus benefícios é motivada pela imagem que muitos hospitais possuem na mentalidade das pessoas – de um ambiente mais baixo astral onde a tensão gélida é dominante. Dessa maneira, a humanização tem o objetivo de tentar mudar essa percepção a partir de iniciativas que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. Vamos expor agora os princípios centrais dessa prática.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

O paciente acima de tudo

Como já afirmamos, um dos maiores conceitos da humanização de ambientes hospitalares tem muito a ver com o bem-estar dos pacientes dentro das instituições. Eles devem se sentir bem estando no hospital e, para isso, o atendimento passa a ser muito mais especial, atencioso e caloroso, enquanto a estrutura física do hospital é repensada e reprojetada para causar efeitos positivos em seus clientes, possibilitando assim que eles consigam ter uma experiência mais proveitosa e tranquila.

 

Hotelaria hospitalar

Um segundo conceito muito importante – e também muito estudado e utilizado em hospitais – é o de hotelaria hospitalar. Ele desdobra a noção do paciente atendido de maneira maximizada para que ele tenha mais bem-estar e se aplica em uma estadia que reduza totalmente a sua tensão com conforto.

 

Design humanizado

Após abstrair o conceito de elevar o paciente a um nível superior e único, o hospital precisa melhorar seus ambientes da maneira física. O design do interior das salas, quartos, corredores e afins deve ser repensado – desde a arquitetura até a definição das cores utilizadas. Tudo isso é efetivo porque desperta sensações e efeitos nos pacientes para que seu bem-estar seja mais bem estimulado.

 

O conceito de humanização desses ambientes é muito amplo e rico em detalhes fundamentados que embasam muito bem seus benefícios. Os móveis hospitalares da Medworld são projetados para contribuir nos processos da humanização de hospitais. Confira nosso catálogo para conhecer mais sobre nossas linhas.

 

Fontes: HMMT, Revista Hospital Brasil, Scielo.

compartilhe
Tags: , , , , .