É verdade que dias de sol e calor nos inspiram a ter momentos de diversão e descanso. Mas, é preciso prestar atenção e cuidar da sua saúde durante o verão. As temperaturas mais elevadas podem trazer consequências como queimaduras solares, desidratação, indisposição e alterações no apetite.

Então, para aproveitar bem os dias mais quentes e ficar mais seguro, confira nossas dicas de como manter sua saúde.

Vamos lá?

Dicas para manter a saúde no verão

Hidratação

Todos sabemos que beber água é algo fundamental, mas no verão, por conta das temperaturas mais elevadas, o consumo de líquidos se torna indispensável. Com o clima mais quente, nosso corpo perde água com mais facilidade, o que pode prejudicar o funcionamento correto do organismo e levar a desidratação.

Por isso, é importante e recomendado que seja ingerido no mínimo dois litros de água por dia. Frutas e legumes com grande quantidade de líquido também podem ser incluídos na alimentação do dia a dia.

Não esqueça nunca do filtro solar

Crucial para manter a saúde no verão e proteger sua pele dos raios ultravioleta. Nos dias mais quentes, temos a tendência a querer sair e passar mais tempo ao ar livre, o que nos faz ficar mais exposto à luz solar.

De acordo com especialistas, o protetor solar deve ser aplicado antes de sair de casa e reaplicado a cada duas horas, caso transpire muito com fica muito tempo exposto. Para ficar mais simples, aplique o protetor solar no equivalente a uma colher de chá para o rosto, e três colheres de sopa para o corpo todo.

Evite também se expor no período das 10h às 16h, quando a radiação dos raios ultravioleta é mais intensa. Sempre que for se expor utilize protetor solar com fator mínimo de 30 nas partes que ficam mais expostas.

Fique de olho em sua alimentação

As temperaturas mais altas podem deixar a gente sem apetite, mas ficar sem comer não é uma boa ideia para manter a saúde no verão. Isso ocorre, pois, um dos efeitos do calor em nosso organismo é a vasodilatação, ou seja, a pressão arterial pode ficar mais baixa causando sintomas como tontura e cansaço.

Por isso, procure ter uma dieta mais leve com muitas frutas, legumes e vegetais, invista em saladas coloridas e temperadas. Evite alimentos muito picantes e também fazer grandes refeições, pois assim o organismo leva mais tempo para digerir, provocando um excesso de trabalho pelo estômago, podendo trazer riscos para a saúde.

Dica: Você sabia que o magnésio possui um importante papel na produção de energia? Investir em alimentos que possuem alta quantidade deste mineral, como castanhas, amêndoas, lentilha, soja, vegetais verdes, pode ser uma boa estratégia, para ganhar mais disposição nos dias quentes.

Não deixe o exercício físico de lado

O exercício físico é fundamental para manter o organismo funcionando corretamente, assim como para eliminar toxinas produzidas em nosso corpo. Em dias mais quentes, procure se exercitar no início da manhã ou final da tarde, após o sol estar mais intenso. Sempre que possível, procure realizar as atividades em lugares com sombra e arejados.

E aí, gostou das nossas dicas de como manter a saúde no verão? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre a saúde.