Quais são os critérios para escolher móveis hospitalares?

Todos gostam de escolher um móvel para sua própria casa. Essa escolha, em alguns casos, é feita por gostos absolutamente abstratos, onde os principais critérios se resumem em estilos e tendências de moda, onde cada um tem sua preferência para escolher seu tipo de móvel.

Contudo, quando o assunto é a escolha de móveis hospitalares, os critérios devem ser bem diferentes: devem ser, em sua maioria, técnicos. Ou seja, os móveis selecionados devem, acima de tudo, satisfazer critérios técnicos de que eles irão atender as demandas de seu hospital ou clínica.

Tendo isso em mente, listamos alguns critérios que devem ser levados em conta.

  1. Conforto

Não deve ser ignorado o fato de que muitos móveis são o lugar onde pacientes e acompanhantes ficarão por longos períodos.

Os pacientes e acompanhantes já estão mais vulneráveis fisicamente e psiquicamente, logo, se ficarem num móvel desconfortável, poderão ter uma piora no seu quadro clínico. Além do mais, uma boa cama hospitalar pode reduzir as dores de um paciente, já que o corpo ficará mais acomodado.

Ademais, é necessário considerar o conforto nos demais cômodos do hospital, como salas de espera, exame, cirurgias, etc.

  1. Segurança

Outro importante critério é a segurança dos móveis. Eles devem ter qualidade suficiente para garantir a integridade dos pacientes e médicos.

Essa segurança se aplica a todos ambientes de um hospital.

Por exemplo, as camas hospitalares devem ser extremamente seguras a ponto de garantir mobilidade ao paciente. Imagine quão constrangedor seria alguma parte da estrutura da cama acabar cedendo enquanto um paciente está nela? Ou se a cadeira de um paciente quebrar enquanto ele estiver tomando banho?

Além de resistência, os móveis hospitalares precisam ser adequados para este ambiente. Por exemplo, o ideal é que as mesas, armários e outros móveis tenham suas pontas arredondadas, reduzindo a chance de acidentes.

Para evitar esse tipo de problema você precisa se certificar que todos os móveis que forem fazer parte de seu hospital ou clínica sejam seguros.

  1. Praticidade

Lembre-se que um hospital é um ambiente com um intenso fluxo de pessoas que precisam se locomover rapidamente de um cômodo para outro. Portanto, seu estabelecimento precisa ser composto por um mobiliário que permita essa dinâmica. Então, um móvel muito grande, por mais útil que pareça, vai acabar atrapalhando o cotidiano, fazendo com que as pessoas precisem andar pelos corredores se esquivando dele.

Uma boa forma de garantir isso é adquirir móveis que são próprios para hospital.

  1. Higiene e Manutenção

Os móveis de um hospital devem ser fáceis de serem higienizados. Além de poupar tempo para sua equipe, isso irá reduzir as chances de uma infecção hospitalar. Para isso é necessário escolher um material que seja fácil de limpar. Assim, dê preferência para móveis com cores claras, materiais lisos com inox, que não possuem sulcos que favorecem o acúmulo de sujeiras.

Da mesma forma com relação a manutenção. Para evitar prejuízos para seu hospital, tenha certeza de que a manutenção desses móveis será simples. Isso evitará a chance de você não conseguir atender algum paciente por falta de equipamentos.

Aqui na Medworld você encontra os melhores móveis para o seu hospital. Clique aqui e confira nossos produtos.

compartilhe