Principais cuidados com a pressão baixa no calor
No verão, é comum o corpo sofrer com as quedas de pressão, causadas pelos efeitos do tempo quente e abafado no organismo. Porém, pessoas diagnosticadas com pressão baixa devem redobrar os cuidados nesse período.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre por que a pressão cai no calor e quais os principais cuidados para evitar sérios problemas de saúde.
O que é a pressão baixa?
Popularmente conhecida como pressão baixa, a hipotensão é uma condição que não é, necessariamente, causada por problemas de saúde, sendo considerada, até então, uma característica comum em algumas pessoas, sem grandes riscos à saúde.
No entanto, a pressão baixa pode ser associada a fatores variáveis como ingestão de medicamentos, deficiência de vitaminas, alimentação irregular, desidratação e até mesmo movimentos como se levantar rápido.
Os principais sintomas da pressão baixa são tonturas, cansaço, fraqueza, náuseas, sonolências e desmaios, entre outros problemas associados.
Por que a pressão cai no calor?
A queda na pressão arterial nas altas temperaturas ocorre por conta da dilatação dos vasos sanguíneos da pele. Isso acontece pela necessidade do corpo em dissipar o calor interno, um mecanismo de controle de temperatura corporal.
Esse mecanismo é o que regula a temperatura do corpo em relação ao ambiente em que está inserido e, no calor, esses episódios de troca de temperatura ocorrem mais frequentemente, intensificando a dilatação dos vasos e reduzindo a capacidade cardíaca de manter a pressão arterial.
Principais cuidados
Para prevenir possíveis problemas de pressão, não deixe de consultar um cardiologista e realizar os acompanhamentos solicitados.
No entanto, alguns hábitos devem ser levados a sério para manter a pressão cardíaca e evitar crises, como ingestão de líquidos (água de coco, suco de frutas, etc.), alimentação balanceada rica em frutas, vegetais, legumes e proteínas (nada de jejum!), manter os ambientes frescos e ventilados,
Já para crises de hipotensão, o ideal é:
- Deitar-se em uma posição confortável e deixar as pernas elevadas, acima da cabeça e coração
- Afrouxar as roupas, para facilitar a respiração
- Refresque o corpo com compressas de gelo, água fria, ventilador ou ar condicionado
- Ingerir líquidos como água e isotônicos, para repor nutrientes
- Se alimentar bem, para manter a pressão
Se os sintomas persistirem por mais de 15 minutos, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico emergencial.
Atenção!
Por mais que a hipotensão não seja diretamente associada a uma doença específica, isso não significa que não pode ser um sintoma de alguma outra condição pré-existente. Ou seja, se a hipotensão for frequente e vier acompanhada de outros sintomas como dores no peito, se faz necessário a urgente consulta com um especialista.
O organismo dá sinais de problemas e, negligenciar esses sinais, pode colocar a sua vida em risco. Portanto, consulte seus médicos, realize os exames solicitados e, claro, redobre os cuidados com o corpo no verão!
Hidratação e uma alimentação saudável fazem toda diferença para você aproveitar a estação mais gostosa do ano com muita saúde e sem correr riscos.
Fonte:Imagem – <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas’>Pessoas foto criado por jcomp – br.freepik.com</a>