Os benefícios do diagnóstico precoce
A importância do diagnóstico precoce
Nos últimos anos, a intensificação de campanhas de prevenção ao câncer, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, em conjunto com as ações sanitárias para frear a pandemia do novo coronavírus, expôs a importância do diagnóstico precoce para o tratamento ágil de enfermidades.
Entendendo a dificuldade que muitas pessoas têm de mudar hábitos, recomenda-se, sempre, outros tipos de cuidados com a saúde, e a realização de exames para diagnosticar antecipadamente possíveis doenças, é uma delas.
No artigo de hoje falaremos sobre como o diagnóstico precoce pode ser crucial para o tratamento de doenças e quais são os exames mais comuns para detectar anomalias. Acompanhe!
O que é o diagnóstico precoce?
Como falamos acima, o diagnóstico precoce é um conjunto de ações preventivas com o objetivo de rastrear doenças.
De acordo com a e acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as estratégias para a detecção precoce são o diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas da doença) e o rastreamento (aplicação de um teste ou exame numa população assintomática, aparentemente saudável, com objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer e encaminhá-la para investigação e tratamento).
Como o diagnóstico precoce é realizado
Atualmente o diagnóstico precoce é feito com o auxílio de alta tecnologia, como os utilizados em exames por imagem. E as opções são inúmeras: ultrassonografia, tomografia, ressonância, Raio-X, entre muitos outros.
Radiologia: também conhecida como Raio-X, é um exame de imagem não invasivo muito popular, que ajuda no diagnóstico de fraturas e doenças com o uso de radiação que atravessa órgãos e tecidos e cria imagens da região de interesse.
Tomografia: A tomografia computadorizada é semelhante e tem o mesmo objetivo do Raio-X, ser um exame de imagem não-invasivo, com a diferença de que sua tecnologia produz imagens mais nítidas e em alta resolução, além de mostrar diferentes seções do objeto examinado. No entanto, por usar mais radiação que o Raio-X, esse exame só é solicitado em casos de urgências, para detectar câncer, AVC e outras doenças
Ressonância magnética: diferente dos métodos anteriores, a ressonância não utiliza radiação para captar imagem, mas, sim, uma tecnologia de ponta que funciona como imã para produzir campo magnético que força os prótons presentes no corpo humano a se alinharem.
Ultrassonografia: Um dos exames mais utilizados na medicina, o ultrassom ou ecografia, é um procedimento não invasivo que permite visualizar, com detalhes, as movimentações das estruturas internas do paciente, bem como seus órgãos e tecidos.
O procedimento é feito com o uso do transdutor, aparelho que, ao encostar na pele, emite e capta ondas sonoras não audíveis e interpreta essas informações, das quais forma-se a imagem.
Benefícios do diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce permite identificar enfermidades e seus estágios, possibilitando um tratamento mais adequado para cada caso e, principalmente, retardar os avanços das patologias.
Dessa forma, aumentam as chances de cura e a sobrevida de pacientes que sofrem de doenças graves, evitando prováveis agravamentos do quadro e redução dos sintomas, garantindo uma melhor qualidade de vida.