O lúdico para crianças hospitalizadas

A hospitalização de uma criança é um acontecimento que pode trazer sérios problemas psicológicos, uma vez que essa criança se depara fora de sua rotina, em um ambiente insalubre que gera estresse, ansiedade e o sentimento de estranheza e abandono.

Para trazer um pouco de paz e alento em um momento tão difícil para os pequenos, hospitais tem investido na ludicidade, garantindo um espaço de descontração e desenvolvimento saudável para crianças em tratamento ou em recuperação.

No artigo de hoje vamos falar da importância do lúdico para crianças hospitalizadas. Acompanhe.

O que é o lúdico?

O lúdico é um conceito que remete à jogos, divertimentos e brincadeiras. Amplamente utilizado na educação, o lúdico é uma forma de ajudar crianças em fase de crescimento a desenvolver habilidades cognitivas, sociais e motoras por meio estímulos à fantasia e à imaginação, provenientes do contato com jogos de mais atividades.

Brincadeiras e atividades

Dada a importância da atividade lúdica na educação, no ambiente hospitalar a ludicidade é uma parceira fundamental para a criança hospitalizada.

Contando com a supervisão de um profissional qualificado, como um pedagogo hospitalar, o lúdico é importante para o processo de ensino-aprendizagem das crianças, cuja rotina escolar encontra-se parada.

Nesse contexto, as brincadeiras e atividades propostas pelo pedagogo vão além do entretenimento, e devem ser prazerosas, interessantes e também desafiantes para estimular a capacidade mental da criança.

Espaço de aconchego

O lúdico, no contexto hospitalar, envolve diversos fatores essenciais para uma estadia tranquila, como um ambiente atrativo e motivador.

O uso de cores simples e alegres nos quartos, por exemplo, cria um ambiente atrativo, motivador e humanizado, despertando o interesse da criança nas atividades propostas pela equipe pedagógica, além de, claro, ajudar na recuperação de uma forma descontraída.

A importância do design

Um espaço hospitalar humanizado também precisa ser pensado para atender às necessidades dos pacientes e facilitar o seu dia a dia médico, como o banho, realização de exames, alimentação, etc.

Assim, os móveis para as alas infantis precisam ter ergonomia para que os pequenos sintam-se confortáveis, calmos, bem-humorados e saibam que estão em segurança.

Móveis hospitalares da MedWorld

Pensando no conforto e bem-estar das crianças hospitalizadas, a MedWorld desenvolveu duas linhas de móveis hospitalares infantis. Confira:

Linha Pipoka 

É ergonômica, aconchegante e descontraída, além de ser colorida para proporcionar aos pequenos um toque a mais de cor em suas rotinas.

Linha Upa!

Foi desenvolvida para manter e proporcionar todos os cuidados que a infância exige. Ela também possui cores alegres e os seus móveis são simples e pensados para manter as crianças protegidas e sempre bem aconchegadas.

Os benefícios do espaço hospitalar humanizado é ter na ambientação lúdica uma forma de trazer alegria e paz para crianças com a saúde debilitada.

E com a ajuda de uma equipe comprometida, elas podem encontrar uma forma de brincar e sonhar

Quando a realidade leva a um lugar de aflição, medo, incerteza, impaciência, a brincadeira e uma estrutura física pensada com carinho pode levar a criança para um estado de aconchego, realização e até mesmo, reabilitação.

 

compartilhe
Tags: , , .