Importância da água no combate ao coronavírus

Seja para beber, cozinhar, tomar banho ou limpar a casa, a água é fundamental para as nossas vidas, pois, além de ser nossa aliada para o bom funcionamento do organismo, também é nossa aliada no combate à doenças.

Nos últimos dois anos fomos impactados pelo coronavírus e, tendo como premissa que uma das formas de evitar o contágio é a constante higienização das mãos, ficou evidente a importância da água no combate à doenças e infecções.

Assim, preparamos esse post para falarmos da importância da água na promoção da saúde e bem estar do ser humano.

Ajuda na imunidade

Como sabemos, o corpo humano é composto por 70% de água. Dito isso, a água é fundamental para o bom funcionamento do organismo pois, além dos benefícios como limpeza de impurezas, oxigenação e equilíbrio de temperatura corporal, o consumo de água ajuda o sistema imunológico a impedir ou retardar processos infecciosos.

Outro fator importante é a hidratação que advém da ingestão de água, visto que a infecção do coronavírus é um processo agressivo que aumenta a temperatura corporal e desidrata rapidamente a pessoa infectada.

Limpeza

Como falamos no início do post, a água é nossa grande aliada no combate à covid pois é fundamental para a higienização do corpo e do ambiente, com a lavagem e desinfecção de superfícies.

Além disso, é um recurso fundamental para a produção do álcool, também recomendado para a limpeza. No entanto, lembre-se: a limpeza recomendada é com água e sabonete, e o álcool deve ser utilizado como complemento.

Saneamento básico

A pandemia do coronavírus também evidenciou a importância da universalização do saneamento básico para assegurar a saúde e bem estar da população, visto que para atender às necessidades básicas de uma única pessoa são necessários aproximadamente 50 litros de água por dia.

Se para o combate ao coronavírus é necessário a higienização realizada com água e sabão, o saneamento básico é fundamental para que as pessoas tenham acesso à água potável e possam, assim, realizar a prevenção.

 Produção de insumos

A água também tem papel fundamental na fabricação de insumos para o combate ao coronavírus, como a produção de vacinas, testes, compostos, entre outros.

Para a produção de uma grande quantidade de testes, por exemplo, é necessário o amplo uso de ensaios imunológicos por testes rápidos, cuja composição envolve o uso de águas tratadas com compostos específicos para o seu uso.

Crise hídrica

No último ano também fomos impactados com uma grande crise hídrica, resultado da pior seca dos últimos 91 anos no Brasil. A seca reduziu a níveis críticos os reservatórios das hidroelétricas no Centro-Oeste e do Sul, agravando a situação do país durante o enfrentamento à pandemia de COVID-19.

Assim, campanhas de conscientização e decretos municipais foram necessários para o controle do consumo de água por centenas de famílias.

O radical racionamento, na qual foi utilizado o método de rodízio, ainda permanece em muitas regiões, com mudanças que dependem das estações de chuvas, que começaram a retornar em todo o país.

Como pudemos ver ao longo do texto, a água continua sendo o recurso mais importante para o desenvolvimento e manutenção da vida humana e, exigir água potável é um direito para todos.

Com ações individuais e coletivas na prevenção ao coronavírus, ficam asseguradas a saúde e bem estar de todos.

Fonte:Imagem-<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/agua’>Água foto criado por ededchechine – br.freepik.com</a>

compartilhe
Tags: , .