Dicas para uma alimentação saudável no outono
Dicas para uma alimentação saudável no outono
Os dias frios são um convite para uma mesa farta com comidas pesadas e gordurosas. Mas, apesar de tentador, é preciso ter cautela para que a alimentação não vire um problema de saúde.
Para você aproveitar o friozinho de forma saudável, preparamos algumas dicas para uma alimentação balanceada e nutritiva. Confira!
Aposte em sopas e cremes
Não tem nada mais gostoso que uma boa sopa para esquentar uma noite fria, não é mesmo? E nesse período, a estação nos oferece uma grande variedade de legumes que são ótimos para um belo ensopado de carne, que pode ser o prato principal ou acompanhamento.
E que tal um creme de abóbora, brócolis ou cogumelos? São muitas opções para você variar o cardápio com refeições quentinhas e deliciosas.
Saladas
Embora seja no verão o mais índice de consumo de saladas, elas são indispensáveis para uma alimentação balanceada. Invista em folhas verdes e muitos legumes, que poder preparados cozidos ou no bafo.
Frutas
Se você adora comer frutas no verão, saiba que essa é uma prática que deve se estender ao longo do ano. Nas estações frias, a oferta de frutas ainda é grande e variada, com ótimas opções para todos os gostos.
Não esqueça de investir em frutas diuréticas como a melancia e laranja, que também contribuem para a hidratação do organismo.
Beba água
Falando em hidratação, temos sempre que reforçar a importância de ingerir água, principalmente nas estações frias, em que a sede diminui.
Lembre-se que diariamente nosso organismo precisa de pelo menos 2 litros de água para reidratar o organismo para a eliminação de impurezas e bom funcionamento dos nossos órgãos e o ar frio propicia a instalação de vírus e bactérias em vias aéreas mais secas.
Outra forma de se hidratar, e ajudar na saciedade do organismo, é ingerir sucos naturais, chás e infusões de ervas
Vitamina C
A vitamina C é uma grande aliada da saúde e é sempre lembrada para a prevenção de gripes e resfriados. Mas seus benefícios são inúmeros:
- Reforça a imunidade
- Combate o envelhecimento da pele
- Evita a anemia e melhora absorção de ferro
- Reduz o colesterol
- Fortalece os ossos
- Evita problemas na visão
- Combate oo estresse
- Ajuda no bom humor
Praticamente todas as frutas e verduras têm níveis significativos de Vitamina C em sua composição, portanto, invista nas folhas verdes, legumes e verduras à vontade!
Grãos integrais
Opte por alimentos que aumentem a saciedade, como os preparados com grãos integrais.
Por conta das fibras, ficamos satisfeitos por mais tempo e, consequentemente, evitamos excessos.
Se beneficie das gorduras boas e proteínas magras
Fundamentais para a nossa vida, as proteínas são nutrientes extremamente necessários para os cabelos, pele, músculos, olhos e órgãos, além de serem fontes de energia para o corpo.
Outros nutrientes bons para o organismo são as chamadas ‘gorduras boas’, que colaboram com o aumento do colesterol bom (HDL) e auxiliam na prevenção de doenças cardíacas e metabólicas.
Os dois são encontrados em laticínios desnatados ou com pouca gordura, ovos, peito de frango, carne suína e em oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, entre outros frutos secos.
Pequenas mudanças de hábitos e uma alimentação mais saudável fazem toda a diferença para o seu organismo e a sua saúde agradece.
Cuide-se!