Uma modalidade já adotada por muitas empresas, o Home Office ganhou ainda mais espaço em tempos de pandemia. Ficamos em casa a maior parte do tempo, estamos sentados por grande parte do dia, com o mínimo de movimento, indo do quarto para o escritório, do escritório para cozinha, e por aí vai.

 

Pode até ser um sonho trabalhar de casa, mas é preciso prestar atenção para manter a saúde física e mental em dia. Hoje, vamos dar algumas dicas para você manter o corpo em movimento e continuar saudável em casa.

5 dicas para manter a saúde no Home Office

Alongamento

Passar o dia todo na mesma posição é extremamente prejudicial ao corpo, podendo provocar dores na lombar, no pescoço, ombros e costas. Por estarmos mais em casa, um lugar mais confortável, esquecemos de realizar outros movimentos, mas é extremamente importante para o corpo, o alongamento e o movimento.

 

O ideal é cada uma ou duas horas levantar e realizar um alongamento, caminhar pela casa, alongar braços e membros inferiores, movimentar os quadris. Esses movimentos ajudam na circulação de sangue pelo nosso corpo e impedem o surgimento de lesões.

Monte uma rotina

É muito importante, que mesmo em casa, manter uma rotina durante o dia. Levantar, arrumar a cama, se arrumar e colocar uma roupa que não seja o pijama faz com que nosso corpo entenda que aquele é um momento de trabalho e não de lazer.

 

Para escolher de onde vai trabalhar pense na iluminação e na circulação de ar no ambiente, quanto mais adequado for seu espaço, melhor será sua produtividade. Trabalhar em lugares escuros pode ser muito prejudicial aos olhos e locais fechados podem são um ponto de acúmulo de vírus e bactérias.

Tome sol

Os raios solares têm muita importância para nossa saúde, pois eles ajudam na produção de vitamina D, importante para nossos ossos, além de ajudar a prevenir doenças e aumentar o nível de cálcio em nosso organismo. A dica é: tome sol antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde, durante 10 ou 15 minutos.

 

Além disso, a exposição solar pode aumentar a produção de endorfina, hormônio que proporciona o bem-estar, e diminui as chances de depressão. Os raios também podem auxiliar em nosso sono, por exemplo, dormir com a janela aberta pode fazer com que nosso cérebro assimile que é hora de acordar, quando a luz do dia entrar no quarto.

Reserve um tempo só para você

Independente do tipo de atividade que você exerça, é muito importante que exista um espaço no seu dia reservado apenas para você! Neste tempo aproveite para realizar um hobbie que goste, assistir um filme, ler um livro ou simplesmente não fazer nada.

 

Existe uma tendência que trabalhemos mais estando em casa por não conseguir delimitar o espaço, o que é trabalho e o que é lazer.

 

Cuidar da saúde é fundamental para que consigamos ser produtivos. Quando não existe essa harmonia entre corpo e mente, a tendência é que isso se reflita no trabalho!

 

E aí, curtiu as dicas de como manter a saúde no home office? Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre saúde!