Cuidados com a hipertensão no calor

No verão, muitas famílias aproveitam as altas temperaturas para viajar, seja para aproveitar o calor nas praias ou para fugir do tempo quente. Porém, apesar de o período ser propício para inúmeras atividades de lazer. Para evitar a hipertensão no calor , devemos redobrar os cuidados para não sofrer com os impactos do calor.

Acompanhe no post de hoje os principais cuidados que pessoas que sofrem com a pressão alta devem ter no verão!

O que é hipertensão arterial?

 A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição clínica onde a pressão arterial mantém-se frequentemente elevada, aumentando a tensão das paredes das artérias sobre o conteúdo de sangue em seu interior, impactando diretamente órgãos vitais do organismo como o coração, cérebro e rins.

Causas

 Em 90% dos casos, a hipertensão é uma condição herdada. No entanto, alguns fatores influenciam nos níveis de pressão arterial, como:

  • fumo
  • consumo de bebidas alcoólicas
  • obesidade
  • estresse
  • grande consumo de sal
  • colesterol alto
  • sedentarismo

Sintomas

 Os sintomas mais comuns dos picos arteriais são as dores no peito, dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Como o calor piora o quadro do hipertenso

No calor, o corpo pede muito líquido e sais minerais que saem no suor e, com a vasodilatação comum do período, se o corpo não for devidamente hidratado, pode funcionar com muita dificuldade.

Por isso, se você toma remédio para baixar a pressão, cuidado! Os medicamentos para o controle de pressão alta são vasodilatadores e, com as temperaturas altas, o efeito pode ser o extremo oposto e causar hipotensão, ou seja, pressão insuficiente.

Os principais sintomas da hipotensão arterial incluem o baixo nível de energia, fraqueza, tontura, desidratação, taquicardia, visão embaçada, respiração ofegante, desmaio e confusão mental.

Principais cuidados

 A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento para controlar e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Entretanto, é importante mudar o estilo de vida se você não quer sofrer com os sintomas da hipertensão. As principais mudanças envolvem:

 

  • alimentação balanceada, rica em frutas e verduras
  • redução da ingestão de sal
  • prática de exercícios físicos
  • moderar o consumo de álcool
  • parar de fumar
  • controlar o estresse
  • reposição de líquidos e nutrientes (aqui recomenda-se muito a ingestão de isotônicos, principalmente no verão)

 

 

Diagnóstico

O diagnóstico de hipertensão é feito em consulta médica. Lá, é informado se há outros casos de hipertensão na família, e se os valores são iguais ou superiores a 140 x 90 mmHg (14 por 9). Lembre-se, os valores considerados normais são abaixo de 120 x 80 mmHg (12 por 8).

 

Se você já é diagnosticado com hipertensão e faz o tratamento a base de médicos, não deixe de consultar o seu médico para verificar a necessidade de mudar o tratamento para os dias quentes.

 

 

Cuidar da saúde é um trabalho que exige grandes mudanças que, por mais difíceis que pareçam ser, gradualmente fazem toda a diferença no dia a dia. Portanto, hora de colocar em prática as promessas de ano novo!

 

Mude os seus hábitos e tenha uma vida mais plena, confortável e saudável!

 

 

*Informações retiradas da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

Fonte-Imagem: <a href=’https://www.freepik.com/photos/woman’>Woman photo created by freepik – www.freepik.com</a>

compartilhe
Tags: , , .