Cuidados com a alimentação nas festas de fim ano
A chegada das festas de fim de ano é um dos momentos mais aguardados, pela oportunidade de rever amigos e a família. No que diz respeito à alimentação, é a época de uma mesa farta com comidas típicas da época, e uma grande variedade de doces e salgados.
E é aí que mora o perigo. Os exageros das festas de fim de ano podem trazer sérios riscos à saúde. Mas como equilibrar a alimentação nesse período?
Comece com as saladas
Iniciar a alimentação com salada é a opção correta não apenas para quem deseja emagrecer, mas para quem deseja melhorar os hábitos alimentares. Iniciando o almoço ou janta com a salada, você deixa menos espaço no estômago para alimentos mais gordurosos.
Aproveite as frutas
Uma das vantagens do verão brasileiro é que temos à nossa disposição uma grande e apetitosa variedade de frutas. Seja para vitaminas, sucos, salada de frutas ou a ingestão da fruta in natura, aproveite as opções da época. Além de serem ricas em vitaminas, ajudam na hidratação do corpo.
Beba muita água
Já que falamos em hidratação, é importante a ingestão de água. Muitos especialistas recomendam a ingestão de, ao menos, dois litros de água potável por dia.
Os benefícios são vários: limpa o organismo de impurezas, ajuda na oxigenação, melhora o tecido, equilibra a temperatura corporal.
Não tem erro! Bateu a sede? Beba água.
Cuidado com alguns alimentos
É impossível passar todo o período das festas de fim de ano completamente avesso aos alimentos oferecidos, como frituras, embutidos e processados. Mas isso não é desculpa para se descuidar completamente e não levar em consideração os malefícios que esses alimentos podem causar ao organismo.
As frituras, por serem alimentos submetidos a óleos em altas temperaturas, transformam-se em gorduras saturadas, responsáveis pelo entupimento das artérias, que pode causar infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). Por sua vez, os alimentos processados contém substâncias igualmente prejudiciais, como a gordura vegetal hidrogenada, que pode causar diversos problemas de saúde como doenças cardiovasculares, doenças no fígado e sistema nervoso central, diabetes, entre outros danos.
Mastigue bem
Dois hábitos extremamente importantes não apenas para quem quer emagrecer, mas para quem tem problemas digestivos, é comer devagar e mastigar bem os alimentos.
Comer devagar dá tempo de a sensação de saciedade chegar ao cérebro e, mastigar bem, facilita a digestão do alimento, diminuindo a prisão de ventre e a sensação de estufamento.
Refrigerantes e álcool
Presentes em todos os eventos festivos, os refrigerantes e bebidas alcoólicas precisam ser consumidas com muito cuidado, pois, além de elevar o açúcar no sangue, podem causar problemas como o refluxo gastroesofágico, que é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago em direção à boca. Isso causa dor e inflamação constante da parede do esôfago.
Exagerei, e agora?
Exageros podem acontecer, mas não entre em pânico achando que ficar sem comer mais nada pelas próximas 12 horas fará bem.
Após os exageros da ceia, retome a rotina de cuidados com a alimentação, priorizando alimentos saudáveis. Não pule as refeições e, claro, beba muita água (água de coco também é uma ótima opção!).
E, sempre que possível, pratique atividades físicas.
Fonte-Imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/natal’>Natal foto criado por Racool_studio – br.freepik.com</a>