Dicas de higienização de camas hospitalares
As camas hospitalares certamente são alguns dos móveis mais importantes da sua clínica ou hospital.
Não é necessário dizer que elas são vitais para a recuperação dos seus pacientes. Já que uma boa cama hospitalar irá garantir e até mesmo antecipar esse processo. Por outro lado, uma cama hospitalar que não seja adequada, pode prejudicar a saúde do paciente.
Contudo, possuir uma boa cama hospitalar adequada não é suficiente. Você também precisa saber como fazer a manutenção desse móvel; nisso está incluído um item essencial: a sua higienização.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil morrem cerca de 45 mil pessoas por ano por infecções hospitalares, que muitas vezes são adquiridas no próprio ambiente hospitalar.
Hospitais acabam abrigando diversos tipos de vírus e bactérias que podem ser letais para os pacientes. Portanto, higienizar o ambiente hospitalar (principalmente camas hospitalares) poderá ser vital.
Pensando nesse importante assunto, listamos algumas dicas de higienização de camas hospitalares:
- Treinamento da equipe de limpeza
É essencial criar protocolos de limpeza claros para toda sua equipe de limpeza. Todos devem estar cientes de quão importante é limpar o hospital e, principalmente, limpar a cama hospitalar.
Isso propiciará que toda sua equipe de limpeza esteja consciente de quando e como limpar.
- Higienização e desinfecção
Uma higienização num hospital possui suas particularidades. Por exemplo, uma superfície que seja limpa apenas com água e sabão, pode até ter sua sujeira removida, mas os microrganismos e bactérias, não são removidos tão facilmente.
Para isso, é necessário o uso de sprays desinfetantes para eliminar bactérias em superfícies como balcões e paredes. O uso de calor e produtos químicos também são essenciais para um ambiente hospitalar.
Portanto, é possível estabelecer um de processo para higienização de camas hospitalares:
- Para a remoção de sujeiras mais aparentes, utilize sabão neutro e água. Nunca use abrasivos para essa limpeza inicial. Um abrasivo possui o potencial de danificar a estrutura da cama hospitalar. Por isso, o mais indicado é usar sabão neutro e água.
- Na sequência, é necessária uma limpeza mais profunda, desinfetando toda a cama. Os produtos recomendados são álcool 70% e alguns produtos químicos. Uma boa dica é limpar a superfície de uma cama hospitalar e usar o movimento de fricção para garantir que todos os germes sejam removidos.
ATENÇÃO: No caso de produtos químicos, é essencial conferir os rótulos e ver quais são as contraindicações.
- Uma terceira etapa é o uso de calor para eliminar todo o restante de vírus e bactérias que possam ter permanecido.
DICA ESPECIAL: Se dedique com maior afinco a limpar as áreas da cama em que o paciente tem mais contato; principalmente nas bordas onde os pacientes frequentemente colocam a mão.
3. Troque a roupa de cama frequentemente
Um paciente não pode ficar com a mesma roupa de cama durante muito tempo. Por mais óbvio que pareça, é essencial trocar a roupa de cama com uma certa regularidade. Caso alguma peça tenha contato com o chão, ou qualquer outra superfície, não hesite em substitui-la.
Através dessas três dicas você conseguirá manter as camas hospitalares de seu hospital devidamente higienizadas.