Tecnologia na medicina: como a relação impacta pacientes e profissionais?

Entenda como e por que a tecnologia impacta a vida de pacientes e de médicos a seguir!

Quais áreas de trabalho você conhece que nunca foi afetada pela tecnologia? Praticamente todas já foram, não é mesmo? Da mesma forma, a tecnologia na medicina também está cada vez mais presente, facilitando as atividades médicas.

Na área da saúde, isso já acontece há muito tempo. E, a tecnologia na medicina vem servindo para agilizar os processos, torná-los mais eficazes e com menos taxas de erros. Dessa forma, a tecnologia facilita a vida não só dos profissionais da saúde, mas de toda a população, desenvolvendo novos processos, medicamentos e novas maneiras de salvar vidas

As ferramentas digitais, inclusive, facilitaram ainda mais o atendimento e a relação entre médicos e pacientes. Inúmeras clínicas já implantaram métodos digitais para ajudar no diagnóstico e atendimento. E, mesmo já sendo uma prática conhecida, tornou-se uma alternativa de grande destaque com a chegada da pandemia do novo coronavírus

E você? Também está seguindo esta tendência em sua clínica? Confira nas próximas linhas um pouco mais sobre esse impacto da tecnologia na medicina e as vantagens dos recursos digitais para todos os profissionais de saúde. 

Tecnologia na medicina: saúde digital

A tecnologia na medicina vem para melhorar a qualidade dos serviços médicos, permitindo o acesso às consultas de maneira facilitada, também fazendo com que os diagnósticos aconteçam de forma mais assertiva. Esse conceito é chamado de saúde digital.

A saúde digital aproxima médicos e pacientes, personalizando o atendimento para garantir um melhor resultado. Além disso, as plataformas de atendimento são várias: apps, softwares especializados, redes sociais, ou o que chamamos hoje de telemedicina.

A telemedicina torna possível que consultas médicas sejam feitas a distância, por meios digitais. Quando um paciente possui uma dúvida, pode recorrer à telemedicina para complementar o atendimento presencial, sem precisar sair de sua casa.

Obviamente, muitos processos tiveram que ser revistos pelos profissionais. E, assim, a tecnologia na medicina trouxe-nos uma alternativa de proteção tanto para os profissionais quanto para os pacientes – algo extremamente necessário em períodos pandêmicos como o que estamos passando e também muito oportuno em um momento em que praticamente todos possuem smartphones e conexão com a internet.

Vantagens para médicos e pacientes

O fato de que isso simplifica a rotina de trabalho médico já é de grande valor. Tudo fica muito mais fácil quando não é necessário abrir gavetas para procurar inúmeras fichas e vários papéis com os dados de cada paciente. 

Ou seja, os sistemas de gerenciamento dos procedimentos médicos facilitam e muito a vida de um médico, oferecendo a criação de prontuários, diagnósticos, agendamentos e até exames online. Inclusive, o tempo de serviço também é agilizado com as consultas online, gerando mais lucro para a clínica. 

Para os pacientes, um dos impactos positivos da tecnologia na medicina é também a economia do tempo, pois o paciente não precisa se deslocar para ser atendido. Outro ponto a se considerar é a personalização do atendimento, algo que gera ainda mais confiança, estreitando as relações entre paciente e médico.

Vale lembrar que todos estamos por um período em que buscamos cada vez mais recursos digitais para facilitar a vida diária, e isso está acontecendo em todos os âmbitos. Logo, implementar recursos digitais em sua clínica é hoje algo imprescindível para se manter reconhecido no mercado.

Quer mais dicas como essas? Preencha o formulário abaixo e receba mais novidades sobre saúde em primeira mão! Em caso de dúvidas, é só entrar em contato.

compartilhe
Tags: .