Saúde: as cores podem ajudar?

Não é de hoje que a humanidade vê nas cores muito mais do que apenas tons. No passado elas já serviram para designar sorte ou maldição e até mesmo algumas delas eram proibidas. Como o vemelho, por exemplo, que não era visto com bons olhos pelas sociedades mais conservadoras. No entanto, deixando as superstições e o conservadorismo de lado e focando na psicologia das cores, entraremos alguns significados que os nossos cérebros desenvolveram para elas.

O que pretendemos com este texto é mostrar que as cores possuem uma forte influência na recuperação de pacientes, porque algumas delas despertam sensações positivas no cérebro humano, capazes de otimizar o processo de recuperação. Vamos listar algumas delas aqui, e logo abaixo disponibilizaremos uma lista completa.

Azul

Historicamente, no imaginário social, a cor azul se relaciona com a nobreza. E os sentimentos e sensações ligadas a ela são, principalmente: tranquilidade, serenidade e harmonia.

Verde 

Muito presente na natureza, o verdade também é muito conhecido como a cor da esperança. Psicologicamente falando,  a cor está intimamente ligada à saúde, vitalidade e juventude. Muitas vezes é usada em ambientes para ter um efeito calmante.

Amarelo

O amarelo serve como iluminador. Em ambientes, por exemplo, ele aquece e desperta a criatividade. Além disso, a cor também pode representar a alegria, o otimismo e a jovialidade.

Confira a tabela completa:

cores-signifado-medworld

Foto: reprodução/ significado cores

Quando produzimos os mobiliários Medworld, levamos também em consideração a psicologia das cores, porque acreditamos que através dela os ambientes hospitalares podem ser ainda mais benéficos para a recuperação dos pacientes.

 

compartilhe