Sarampo: saiba mais sobre a doença que voltou a assustar o Brasil

Imagem: CDC

Imagem: CDC

Apesar do vírus do sarampo já ser bastante conhecido, novos surtos da doença requerem reforço de informações sobre os sintomas, a transmissão, o tratamento e principalmente sobre a importância da vacinação

Recentemente novos surtos da doença conhecida como sarampo tem assustado indivíduos de todas as idades pelo país. O Brasil já registrou mais de 1.300 casos somente em 2019 – sendo mais de mil apenas em São Paulo. Os profissionais e as autoridades no assunto culpam o alto número de ocorrências principalmente às baixas taxas de vacinação e adesão às campanhas.

Em um relatório emitido no dia 12 de agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, ao redor do globo, foram notificados mais de 360.000 casos de sarampo. O número é quase três vezes maior do que o do mesmo período de 2018 – e é daí que vem a grande preocupação.

Estima-se que em 2017 apenas 79% do público-alvo da vacina tenha recebido as duas doses recomendadas. A meta é chegar a 95% para evitar surtos. É preciso estar atento tanto para a população mais jovem quanto para a mais velha, que pode não se recordar com certeza se tomou a vacina ou não.

O sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus altamente contagioso. Uma parte das pessoas que contrai a doença acaba não sofrendo com os sintomas, mas, quando eles ocorrem, podem variar entre muita coceira, as manchas pelo corpo e rosto (muito características), conjuntivite, tosse, infecção no ouvido e febre alta.

Em cerca de 30% dos casos ocorre um agravamento dos sintomas, que pode incluir diarreia, cegueira, inflamação no cérebro e pneumonia. A duração dos sintomas varia entre aproximadamente 7 a 10 dias, sendo que eles ocorrem de 10 a 12 dias depois do contágio.

A transmissão do vírus do sarampo ocorre através das vias aéreas, como tosse e espirros. Também há a possibilidade da transmissão através do contato com as secreções. Nove em cada dez pessoas que não foram imunizadas e partilham um espaço com uma pessoa infectada contraem a doença, um índice altíssimo.

A vacina

A primeira descrição reconhecível do sarampo como doença é atribuída historicamente ao médico árabe Ibn Razi, que viveu cerca de 1.080 anos atrás. Mas foi apenas em 1954 que o vírus foi isolado e, em decorrência disso, a vacina foi desenvolvida em 1963.

Graças à vacinação o número de casos de sarampo caiu 60% em todo o mundo no ano de 2005. A estimativa é que os casos diminuam cada vez mais se as pessoas tomarem a vacina ainda quando crianças. Adultos que nunca tomaram a vacina também fazem parte do grupo que deve ser protegido.

Em países subdesenvolvidos a estimativa de mortalidade é de cerca de 10 a 15% em pessoas que desenvolvem complicações. Essas complicações são mais comuns em crianças menores de 5 anos ou adultos maiores de 20 anos. Aqueles com um sistema imunológico enfraquecido também são mais vulneráveis.

 

Continue acompanhando o blog da Medworld para mais informações sobre as novidades da medicina e sobre doenças e tratamentos em geral!

compartilhe
Tags: , , , .