Principais cuidados com a pressão baixa no calor

 No verão, é comum o corpo sofrer com as quedas de pressão, causadas pelos efeitos do tempo quente e abafado no organismo. Porém, pessoas diagnosticadas com pressão baixa devem redobrar os cuidados nesse período.

 

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre por que a pressão cai no calor e quais os principais cuidados para evitar sérios problemas de saúde.

O que é a pressão baixa?

 Popularmente conhecida como pressão baixa, a hipotensão é uma condição que não é, necessariamente, causada por problemas de saúde, sendo considerada, até então, uma característica comum em algumas pessoas, sem grandes riscos à saúde.

No entanto, a pressão baixa pode ser associada a fatores variáveis como ingestão de medicamentos, deficiência de vitaminas, alimentação irregular, desidratação e até mesmo movimentos como se levantar rápido.

Os principais sintomas da pressão baixa são tonturas, cansaço, fraqueza, náuseas, sonolências e desmaios, entre outros problemas associados.

Por que a pressão cai no calor?

 A queda na pressão arterial nas altas temperaturas ocorre por conta da dilatação dos vasos sanguíneos da pele. Isso acontece pela necessidade do corpo em dissipar o calor interno, um mecanismo de controle de temperatura corporal.

Esse mecanismo é o que regula a temperatura do corpo em relação ao ambiente em que está inserido e, no calor, esses episódios de troca de temperatura ocorrem mais frequentemente, intensificando a dilatação dos vasos e reduzindo a capacidade cardíaca de manter a pressão arterial.

Principais cuidados

 Para prevenir possíveis problemas de pressão, não deixe de consultar um cardiologista e realizar os acompanhamentos solicitados.

No entanto, alguns hábitos devem ser levados a sério para manter a pressão cardíaca e evitar crises, como ingestão de líquidos (água de coco, suco de frutas, etc.), alimentação balanceada rica em frutas, vegetais, legumes e proteínas (nada de jejum!), manter os ambientes frescos e ventilados,

Já para crises de hipotensão, o ideal é:

 

  • Deitar-se em uma posição confortável e deixar as pernas elevadas, acima da cabeça e coração
  • Afrouxar as roupas, para facilitar a respiração
  • Refresque o corpo com compressas de gelo, água fria, ventilador ou ar condicionado
  • Ingerir líquidos como água e isotônicos, para repor nutrientes
  • Se alimentar bem, para manter a pressão

 

 

Se os sintomas persistirem por mais de 15 minutos, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico emergencial.

 

Atenção!

Por mais que a hipotensão não seja diretamente associada a uma doença específica, isso não significa que não pode ser um sintoma de alguma outra condição pré-existente. Ou seja, se a hipotensão for frequente e vier acompanhada de outros sintomas como dores no peito, se faz necessário a urgente consulta com um especialista.

 

O organismo dá sinais de problemas e, negligenciar esses sinais, pode colocar a sua vida em risco. Portanto, consulte seus médicos, realize os exames solicitados e, claro, redobre os cuidados com o corpo no verão!

 

Hidratação e uma alimentação saudável fazem toda diferença para você aproveitar a estação mais gostosa do ano com muita saúde e sem correr riscos.

Fonte:Imagem – <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas’>Pessoas foto criado por jcomp – br.freepik.com</a>

compartilhe
Tags: , , .