Micro-ondas, cozimento ou forno: qual a melhor forma de preparar alimentos

Mesmo quem leva a nutrição bastante a sério, escolhendo os melhores alimentos, pode ter dúvidas quanto as melhores maneiras de prepara-los. É comum ouvirmos por aí, por exemplo, que o micro-ondas remove nutrientes dos alimentos, entre outras coisas.

Para falar a verdade, não existe maneira infalível de preparar alimentos. O cozimento, o micro-ondas e o forno convencional removem propriedades, de alguma forma ou de outra.

No entanto, existem as melhores formas de preparar alimentos para cada situação. Como a Medworld se preocupa com sua saúde, hoje vamos falar como elas são.

Ver a imagem de origem

O mito do micro-ondas

Primeiro, devemos desmentir a ideia de que o micro-ondas estraga os alimentos. O processo do aquecimento do aparelho de fato não é ideal, mas não perde para outros como cozimento e forno.

O micro-ondas se difere no processo porque ele emite uma espécie de radiação nos alimentos que faz algumas de suas moléculas vibrarem e gerarem calor. Isso desestabiliza algumas moléculas, como vitaminas e proteínas, e as prejudica parcialmente.

No entanto, esse prejuízo não se refere à radiação do micro-ondas exclusivamente, e sim a qualquer método de aquecimento.

Quanto mais tempo, pior

O processo de aquecer os alimentos, independente do meio, é o que faz com que alguns de seus nutrientes se percam. A vitamina C e as proteínas, por exemplo, são prejudicadas pelo aquecimento, seja como ele for feito.

Entre todas as formas de preparar alimentos, o que pode ser considerado “pior” é a fervura. Isso porque diversos estudos já comprovaram que, em contato com a água quente, diversos nutrientes se perdem mais facilmente. As vitaminas dos complexos B e C, por exemplo, são solúveis em água, se soltando quando em contato com o líquido.

Como geralmente a água do cozimento não é aproveitada depois, boa parte dos nutrientes se perdem aí, já que o alimento também perde muito líquido. Se o caldo resultante for aproveitado, porém, o cozimento não é ruim.

A forma mais ideal de preparar alimentos é aquela que deixa eles em contato com o calor por menos tempo possível. O vapor, por exemplo, que aquece rapidamente os alimentos e não os coloca em contato com a água, é uma das melhores formas.

Preparar alimentos - Medworld

Cozimento à vapor é uma das melhores formas de preparar alimentos.

 

No fim, tudo depende do alimento a ser preparado e da quantidade de tempo necessário para o preparo. Utilizar um pouco de azeite de oliva ou manteiga para refogar, por exemplo, é uma boa ideia. No entanto, fritar em óleo de soja por vários minutos certamente estragará o que está sendo preparado.

A Medworld espera ter ajudado você a encontrar as melhores formas de preparar alimentos e assim manter sua saúde em dia. Saiba que pode sempre contar conosco, em todos os momentos.


Com informações de BBC.

compartilhe
Tags: , , , .