Perda da funcionalidade em idosos pode ser evitada com uma vida saudável

Com a chegada da idade, uma coisa que aflige muitos “futuro idosos” é a perda da funcionalidade. Não ser mais capaz de realizar as atividades cotidianas é bastante comum no processo de envelhecimento. No entanto, não precisa ser assim, sabia?

Perda da funcionalidade - Medworld

Podemos evitar a perda da funcionalidade

Já sabemos hoje em dia que uma rotina saudável no presente leva à uma vida mais funcional no futuro. Isso porque a perda de autonomia para realizar tarefas simples como tomar banho e cuidar da casa está diretamente relacionada à uma rotina com baixa mobilidade e estímulos da musculatura.

Isso quer dizer que uma vida mais ativa, com mais exercícios e tarefas que estimulem o corpo, é um passo que nos deixa mais próximos da longevidade e de uma vida mais ativa no futuro.

Mais ainda, existe um outro fator que é responsável por manter o corpo funcionando direito por mais tempo: a alimentação.

A Abbott Laboratórios realizou uma pesquisa em que fala dos principais elementos da alimentação que são responsáveis por uma vida mais ativa e funcional: a proteína, essencial para a manutenção muscular; a vitamina D, que possui grande papel na absorção de cálcio; e o HMB, que atua junto com a proteína para fazer crescer e manter os músculos.

A pesquisa chamou atenção para esses nutrientes tanto por sua importância durante a vida quanto pelo esquecimento da maior parte de pessoas para consumi-los, como é o caso da vitamina D.

O HMB, menos conhecido entre eles, é um nutrientes contido em alguns alimentos como abacate, aspargo, couve-flor, frutas cítricas, entre outros. Seu papel no corpo é o de atuar junto com a proteína para preservar as células dos músculos, mesmo em sua degradação.

Assunto importante para o futuro

A perda da funcionalidade é um assunto que tem ganhado bastante relevância, considerando que atinge mais pessoas a cada ano. Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, isso atinge cerca de 6,8% dos brasileiros.

Daqui a dez anos, estimativas apontam que o Brasil será o sexto país com maior número de idosos no mundo. Falar sobre funcionalidade do corpo e organismo na velhice é um assunto cada vez mais importante.

Como você já sabe, a Medworld está preocupada com sua saúde em todos os momentos da vida. É por isso que sempre trazemos essas dicas e informações aqui no blog, para que possamos te ajudar a cuidar de você! Até a próxima. 🙂

 

 

 

compartilhe