Novembro Azul

Novembro-Azul

Imagem: Shutterstock

Saiba mais sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata.

            O movimento Outubro Rosa acontece em apoio à conscientização do câncer de mama, doença que atinge mulheres em todo o Brasil, somando 28% de novos casos todo ano. Da mesma forma, como o câncer de próstata é considerado a segunda principal causa de mortalidade entre os homens, surgiu a campanha de conscientização quanto à prevenção masculina, o Novembro Azul.

            A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que está localizada entre a bexiga e a pélvis, estando à frente do reto. Dessa forma, é possível sentir a próstata através do exame de toque retal, tornando do diagnóstico precoce um paradoxo.

            Em meados do anos 70, os diagnósticos do câncer de próstata só eram realizados quando surgiam dificuldades de urinar, sangramentos e dores. O tratamento era, basicamente, a retirada dos testículos para evitar a produção de testosterona, o que levava boa parte dos pacientes à remissão prolongada.

            Em 1990 surgiu o exame de toque retal e o PSA (exame de sangue) que levou a diagnósticos de tumores iniciais em homens assintomáticos, fazendo com que fosse possível um tratamento mais amplo e técnicas aprimoradas que evitassem a retirada do órgão.

É recomendado que homens a partir dos 50 anos, mesmo aqueles sem risco aparente de desenvolvimento do câncer, façam os exames regularmente a fim de diagnosticarem precocemente a doença e terem mais chances de sucesso em um eventual tratamento.

Vamos levar a conscientização quanto à prevenção do Câncer de Próstata adiante. O diagnóstico precoce é determinante no combate à doença.

A Medworld está sempre comprometida com a sua saúde. Por isso aqui no blog você encontra muitas informações sobre como manter uma vida saudável. Continue acompanhando!

compartilhe
Tags: , , , .