Impaciência prejudica não apenas o dia a dia, mas também a saúde

Sejamos honestos, por mais que seja difícil manter a paciência com os vários contratempos do dia a dia, sabemos que a impaciência afeta muito mais do que nosso humor momentâneo.

Atualmente, estudos já descobriram que pessoas impacientes também tem sua saúde prejudicada por ter o “pavio curto”. Hábitos alimentares, pressão alta e envelhecimento precoce são algumas das consequências já confirmadas por estudos atuais.

Impaciência e saúde - MedWorld

Impaciência pode levar à obesidade e hipertensão

Considerando a maneira com que pessoas impacientes levam a vida, querendo tudo sempre “para ontem”, é fácil entender como isso pode levar a problemas como a obesidade. As comidas menos saudáveis disponíveis no mercado são aquelas mais rápidas de obter e preparar, e são elas as “favoritas” de quem não consegue esperar muito por uma refeição.

Ao mesmo tempo, o estresse gerado durante o dia nas pessoas impacientes combinado à disponibilidade de alimentos pouco saudáveis aumenta o desejo de comer, o que, claro, leva ao aumento de peso.

As relações entre impaciência e obesidade vieram de um estudo de 2015 de três economistas publicado no Economic Journal. Já a Associação Médica Americana (AMA) inclui a impaciência como um fator de risco para a hipertensão entre adultos jovens.

Um estudo feito na Universidade de Chicago analisou cerca de 3,3 mil casos ao longo de 15 anos e constatou que pessoas de personalidade impaciente e hostil (conhecida como personalidade tipo A) tem um risco até 84% maior de desenvolver hipertensão.

A impaciência é basicamente mais um dos gatilhos que pode levar à hipertensão, que também é causada por fatores biológicos e alimentares. Segundo os pesquisadores, o estilo de vida é essencial para a prevenção do problema.

Com esses dois estudos, temos a comprovação de que evitar a impaciência traz mais benefícios do que podemos nos dar conta no momento. O velho ditado de que a “paciência é uma virtude” nunca fez tanto sentido, não é?

A preocupação máxima da Medworld é sua saúde e bem-estar a todo tempo! Com nossa linha de móveis hospitalares procuramos oferecer o máximo de conforto a quem mais precisa, no momento mais necessário. Conheça melhor nosso trabalho!

 

 

 

compartilhe
Tags: , , .