Higiene das mãos: importantes em todas as épocas

Desde criança somos incentivados a manter a boa higiene das mãos. Em casa, na escola, nos programas de TV e até nos jogos educativos podemos observar uma série de ações que estimulam o hábito de levar as mãos.

E não é para menos! A mão é uma das fontes de maior concentração de microorganismos que podem causar doenças, e isso durante a vida toda.

Por isso, hoje trouxemos algumas dicas de higienização da mão para que você possa manter-se sempre livre dos germes e bactérias.

A IMPORTÂNCIA DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

 

Utilizamos a mão para praticamente todas as atividades do nosso dia a dia. Para chegar nesse conteúdo, por exemplo, você precisou tocar no notebook, mouse ou tela do celular, elementos capazes de contaminar as mãos.

A nossa pele é um reservatório perfeito de microorganismos, isso significa que por meio do contato direto (pele com pele) ou indireto (pele em objetos contaminados), podemos fazer com que esses microorganismos contaminados se transfiram para o nosso organismo, causando doenças infecciosas.

Nosso corpo aprendeu a se defender de alguns germes que contraímos, mas não somos imune a muitas outras doenças ou complicações e, até mesmo incômodos que consideramos “comuns” podem ser contraídos pela má higiene das mãos, como: gripes, diarréia, constipação e mais.

DIA MUNDIAL DE HIGIENE DAS MÃOS

 

Com você viu no tópico anterior, manter as mãos higienizadas é de extrema importância. E para conscientizar a população a respeito disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 5 de maio como dia mundial de higiene das mãos.

A organização possui um objetivo de melhoria global na qualidade de saúde para os próximos 10 anos, o que inclui também as melhores práticas de higienização da mão.

Em 2020, a campanha vem acompanhada do slogan: Enfermeiras e parteiras, o cuidado limpo está em suas mãos!

A ideia foi formar uma parceria com o Ano da Enfermeira e da Parteira que a OMS declarou para 2020 e reconhecer sua contribuição crucial para o fortalecimento dos sistemas de saúde de qualidade.

Dessa forma, a ação visa celebrar e capacitar enfermeiras e parteiras no trabalho monumental que fazem para manter os pacientes, famílias e colegas em segurança, prevenindo infecções associadas aos serviços de saúde, como a má higienização da mão, por exemplo.

Clique aqui para visualizar o poster da campanha 2020.

COMO HIGIENIZAR AS MÃOS DE FORMA CORRETA

 

O Hospital Sírio Libanês orienta também quanto ao termo utilizado para higienização das mãos. Muitas pessoas falam somente em “lavar” as mãos, limitando ao uso de água de sabão. Por outro lado, recomenda-se também o uso de preparações alcoólicas, como o álcool em gel, por exemplo.

O médico Cláudio Maierovitch, ex-diretor da ANVISA, recomenda quanto ao procedimento da lavagem correta das mãos

“Basicamente, a pessoa deve usar água limpa e sabonete, lavar integralmente toda a superfície da mão, iniciando pelas palmas das mãos, preocupando-se muito com as pontas dos dedos, com o espaço entre os dedos, com as unhas, o dorso da mão e lavando até a região do punho, deve demorar aproximadamente de 30 segundos a um minuto. Isso pode ser substituído ou complementado pela utilização de álcool em gel”.

Aproveite para conhecer abaixo um guia de como higienizar as mãos corretamente.

  1. Lave as mãos com água
  2. Coloque o sabonete (quantidade suficiente para cobrir a palma da mão)
  3. Com movimentos circulares, esfregue a palma das mãos.
  4. Junte as mãos e entrelace os dedos para frente e para trás.
  5. Em seguida, feche as mãos e esfregue uma na outra com movimentos verticais.
  6. Aperte o dedão com uma das mãos e faça movimentos de rotação (para frente e para trás). Depois, repita o movimento com a outra mão.
  7. Faça movimentos circulares na palma de uma das mãos.
  8. Lave as mãos com água.
  9. Enxugue bem com uma folha de papel.
  10. Use uma toalha de papel para desligar a água.

Veja a ilustração do  passo a passo de como higienizar as mãos corretamente:

higiene das mãos

Viu só? Com alguns poucos minutos de higienização por dia, você pode prevenir o corpo de doenças e manter uma vida mais saudável. Lembrando que a higienização das mãos é método eficaz em todos os períodos e em qualquer crise de saúde que se apresente, como o H1N1, Coronavírus e outros.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de saúde. Fique à vontade para deixar seu comentário com outras sugestões.

compartilhe
Tags: , , , , .