O que são e o que fazem as gorduras trans

É conhecimento popular que as gorduras trans fazem mal à saúde, o que não faz delas boas coisas de se consumir no dia a dia.

Segundo um estudo publicado no New England Journal of Medicina, a ingestão diária de 5 de gorduras trans, o equivalente a uma porção média de batata-frita, pode aumentar em 25% o risco de doenças cardiovasculares.

Hoje, a Medworld vai falar o que elas são, como são fabricadas e quais riscos extras elas causam. Olha só.

O que são

Elas são fabricadas a partir de gorduras naturais, mas no seu processo acabam se tornando algo bastante industrializado. Basicamente, são gorduras insaturadas que sofrem uma alteração industrial, chamada hidrogenação.

Esse processo transforma alimentos líquidos em sólidos. É utilizada principalmente para mudar a textura, dar mais crocância, deixar mais apetitosos. Além disso, também os conserva mais, deixando os duráveis por muito mais tempo.

Como um elemento industrial, as gorduras trans tem grande utilidade. No entanto, os efeitos para a saúde à longo prazo não são nada agradáveis.

Gorduras Trans - Medworld

Alimentos de fast-food são ricos em gorduras trans.

 

O que fazem de tão ruim

O melhor exemplo de que precisamos ter cuidados com alimentos industrializados. As gorduras trans são um risco ao coração porque, por serem alteradas de forma industrial, não conseguem ser absorvidas pelo nosso organismo.

Como viajam pelo nosso sangue, comumente acabam empacando nas paredes dos vasos sanguíneos, acumulando-se. Isso tudo pode gerar uma aterosclerose, que pode desencadear um ataque cardíaco, ou um acidente cardiovascular cerebral (AVC). Os riscos de infarto também crescem.

Estes são riscos que não dependem tanto de organismo para organismo. Para evitar o malefício desses alimentos, evitar é a única coisa possível de ser feita

Não à toa, em países como Dinarmaca e Suiça, o uso da gordura na indústria alimentícia é proibido pela lei, bem como nos estados americanos de Nova York e Seattle. Tudo isso por causa do reconhecimento de fazerem mal à saúde.

Onde estão

Batatas fritas, margarinas, biscoitos recheados, sorvetes, chocolates, bebidas cremosas, pipoca de micro-ondas, tortas e bolos industrializados fazem parte uma série de alimentos prontos, feitos para durar bastante tempo. Com sua textura bastante específica e durabilidade enorme, eles são alimentos comumente ricos em gorduras trans.

Há maneiras de trazer esse mesmo efeito para os alimentos não utilizando a gordura trans: a gordura interesterificada e o óleo de palma, que ao passar pelo processo de hidrogenação não gera o fator trans. Porém, como esperado, essas formas diferentes não são muito utilizadas.

Os alimentos campeões em gordura trans são esses que falamos. Todos eles permitem, no máximo, a ingestão de porções pequenas diariamente.

A Medworld se preocupa com sua saúde em todos os momentos da vida. Por isso, além de dicas como essas, também nos preocupamos em oferecer a melhor qualidade possível em nossos produtos. Confira no que temos trabalhado.

compartilhe
Tags: , , , .