Tipos de farinhas para tirar o trigo da dieta
É muito comum ver vários canais de informação sobre saúde falar que o consumo excessivo de farinha. de trigo A verdade é que, além de contribuir para o aumento de peso, muito trigo na dieta pode trazer outras consequências.
O fato é que a farinha de trigo comum, branquinha, tão presente em nosso dia a dia, não faz nada pelo corpo. Além disso, o produto pode ser associado a malefícios. O Dr. William Davis, por exemplo, relaciona o aumento do nível de açúcar no sangue com uma dieta rica em trigo.
Já se sabe, por exemplo, que a farinha de trigo possui alto índice glicêmico e aumenta o nível de açúcar o sangue, o que é péssimo para diabéticos e faz dela o pior tipo entre as farinhas.
O Dr. William Davis comenta que, entre seus pacientes diabéticos com alta concentração de açúcar no sangue, o que melhorou muito o estado de cada um foi cortar o trigo da dieta. Depois de alguns meses, além de diminuir a concentração de açúcar, eles também perderam peso. Alguns diabéticos chegaram a se tornar não-diabéticos.
O fato é que a farinha de trigo pode ser substituída por outras farinhas. Assim, as receitas não são muito prejudicadas e a dieta sofrerá poucas mudanças. A saúde, claro, vai agradecer a troca.
Abaixo, a Medworld trouxe uma lista das farinhas alternativas que podem substituir o trigo. Dê uma olhada:
- Farinha de linhaça: uma ótima variedade para quem procura um alimento que forneça fibras e gorduras boas, dando sensação de saciedade. A linhaça dourada, inclusive, rica em ômega 3. Seu uso é indicado principalmente em receitas doces;
- Farinha de quinoa: a quinoa é uma velha conhecida de quem procura investir em uma alimentação cheia de nutrientes. O seu alto teor de proteínas é visado principalmente pelos vegetarianos. Mas além disso, também possui uma série de minerais, fibras e aminoácidos – entre eles, o triptófano, aminoácido ligado captação de serotonina, o hormônio do prazer;
- Farinha de chia: tão visada quanto a linhaça, a chia tem imensas propriedades nutricionais. Antioxidantes, fósforo, magnésio, potássio e uma série de vitaminas estão presente nela. O ômega 3, ácido graxo que auxilia contra doenças cardiovasculares também encontrado nela. O funcionamento intestinal também agradece muito a ingestção desse grão;
- Farinha de arroz: uma das mais versáteis e mais acessíveis do mercado. Energia e fibras são os principais benefícios de consumir essa farinha, que pode ser usada numa série de receitas;
- Farinha de berinjela: uma de suas principais funções da farinha de berinjela é atuar em uma de suas principais funções, a diminuição dos níveis de colesterol ruim. Além disso, também rica em pectina, uma fibra que estimula a sensação de saciedade.
Todas essas opções de farinhas são bastante versáteis e podem fazer parte das receitas tradicionais. Se tiver mais dúvidas sobre cada uma, pesquise na internet ou converse com seu nutricionista.
A Medworld está sempre preocupada com sua saúde, em todos os momentos. Aqui no blog você encontra uma série de informações úteis sobre como manter uma vida saudável. Continue acompanhando!