Excesso de sal pode trazer problemas mais sérios do que pensávamos

O excesso de sal na dieta é famoso por aumentar as chances de complicações como pressão alta e cálculos renais, algo que praticamente todos sabem. Agora, pesquisas novas mostram que até problemas cognitivos podem surgir a partir de uma dieta rica em sal.

Cientistas realizaram testes em laboratório e perceberam que o excesso de sal no dia a dia pode piorar as capacidades de raciocínio e de memorização. Eles perceberam que a substância seria responsável pela diminuição do fluxo sanguíneo ligado ao cérebro.

Por enquanto, os resultados foram observados apenas em animais testados em laboratório, por isso não é possível crer fielmente que exatamente a mesma coisa acontece com os humanos.

Excesso de sal - problemas - Medworld

Como o excesso de sal foi o vilão

No experimento, os cientistas procuraram fazer com que tudo fosse o mais próximo possível do que acontece com os humanos. Assim, deram aos animais uma dieta que seria equivalente a uma alimentação rica em sal para um humano.

Os animais receberam essa dieta por cerca de doze semanas. Depois de alguns dias, os cientistas perceberam as alterações no sangue e no comportamentos dos bichinhos. Através de testes, foi possível perceber os problemas cognitivos causados.

Até agora, os cientistas acham que o que explica esses problemas é o fato de o sal ter efeitos negativos nas células endoteliais que ficam dentro dos vasos sanguíneos do cérebro. Dessa forma, ele estaria prejudicando a circulação do sangue naquela região, trazendo uma série de complicações.

No entanto, algo curioso aconteceu quando os cientistas cortaram a dieta rica em sal dos animais: os problemas cognitivos foram resolvidos, restaurando a normalidade na circulação sanguínea no cérebro. É um dado interessante que mostra que, se a dieta está sendo ruim, ela pode ser alterada e melhorar a saúde.

E esse não foi o primeiro estudo que mostrou os problemas que o consumo excessivo de sal traz para a saúde – fugindo dos mais comuns. Uma pesquisa liderada por uma cientista sueca descobriu que o sal também pode ser um vilão que leva ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Dentro ou fora de casa, na mesa de jantar ou fora dela, é importante tentar manter a saúde em todas as situações, por mais pequenas que sejam as atitudes. O excesso de sal já é algo que há muito tempo sabemos ser um problema. Não custa moderar, não é?

Quer saber mais informações e dicas úteis sobre como se manter saudável? Continue acompanhando o blog da Medworld! Nos preocupamos com sua saúde em todos os momentos.

 

compartilhe
Tags: , , , .