Entenda mais sobre as cores em ambientes hospitalares

Sabe aquela história de que nada é em vão? Pois é, realmente existem poucas coisas que são escolhidas por acaso, inclusive a composição das cores em ambientes hospitalares. A escolha delas possui extrema importância porque influencia nas percepções e sentidos dos pacientes, podendo colaborar com seu estado de saúde e bem-estar. Separamos alguns exemplos para que você entenda melhor como as cores agem nos hospitais.

 Azul

linha-clean

A principal função do design e cores em ambientes hospitalares é causar sensações de tranquilidade, calma e alívio, que sejam capazes de eliminar a tensão dos pacientes e, assim, contribuir em sua recuperação e hospedagem. As cores com tonalidades azuis, como as da Linha Clean da Medworld, são mais frias e possuem justamente um efeito psíquico tranquilizante que remete à calma.

 

Verde

linha-class

Assim como o azul, o verde também causa sensações tranquilizantes, inclusive, segundo algumas pesquisas, pode ser muito mais eficaz que as outras cores para alcançar esse objetivo. A Linha Class é um ótimo exemplo: seus tons transmitem equilíbrio e sensatez que agradam os olhos dos pacientes e pessoas que estejam nesse ambiente.

 

Laranja

linha-supreme

Não se engane, não são apenas as cores calmas e leves que são necessárias em ambientes hospitalares, pois os pacientes também precisam de alegria e sensações que os despertem e afastem a ideia de que hospitais são locais sem calor humano. Uma cor muito eficiente para a situação é o laranja, uma vez que ele possui um efeito muito estimulante em nosso cérebro. Basta bater o olho na Linha Supreme para entender.

O branco pode ser até uma escolha certeira para se usar em hospitais, mas outras cores devem ser incluídas para o bem dos pacientes. As linhas de móveis hospitalares da Medworld são planejadas por profissionais para contribuir da melhor maneira possível com esses ambientes. Confira nosso catálogo para conhecer mais sobre nossas linhas.

 

Fontes:  Saúde.gov, Sofia Arquitetura, Portal Educação.

compartilhe
Tags: , , , .