Entenda a importância do design em ambientes hospitalares

Você com certeza já deve ter percebido que seu humor pode mudar quase completamente quando entra em um ambiente novo. Esses locais conseguem transmitir informações pelo jeito que são, pelos móveis que possuem, suas cores ou iluminação – todos esses fatores, juntos, são percebidos e processados pelo nosso cérebro sem nem mesmo percebermos. Tudo isso é possível por um motivo específico: o design, por isso vamos mostrar agora alguns pontos que demonstram a importância do design em ambientes hospitalares.

 

Foto: reprodução/ Roberta Rocino

Foto: reprodução/ Roberta Rocino

 

Afeta o humor

Como dissemos antes, nosso humor pode ser afetado pelo ambiente em que estamos. Isso acontece porque nosso cérebro processa as informações ao seu redor e as relaciona com outras que já temos armazenadas, criando essas percepções diferentes que alteram nosso humor – como conforto em um quarto de hospital bem mobiliado e com cores calmantes ou limpeza em ambientes bem iluminadas, claros e com bastante elementos na cor branca.

Altera nossas sensações

Um dos estudos mais conhecidos do design é a teoria das cores, qual explica que cada uma delas causa um efeito sobre o nosso organismo. Já falamos sobre como as cores podem afetar os pacientes dos hospitais aqui, e elas são umas das principais ferramentas do design em ambientes hospitalares para causar boas sensações, como conforto, boa recuperação, alívio de tensão, entre outros importantes.

Auxílio nos processos hospitalares

Além de contribuir para uma boa aparência que cause efeitos positivos nos pacientes, um bom design aplicado nesses locais pode ser muito funcional para que todos os serviços dele sejam oferecidos com mais eficiência. Ou seja, o design também pode fazer com que os processos do hospital funcionem com harmonia e mais exatidão.

O design possui grande importância em hospitais, pois todas as disposições dos elementos desses ambientes afetam as pessoas que estão lá, e trabalhar esses aspectos é essencial porque estamos lidando com o estado de saúde de pacientes em tratamento ou recuperação. Os móveis hospitalares da Medworld são planejados e desenvolvidos para auxiliar justamente nessas execuções. Confira o nosso catálogo.

 

 

Fontes: Revista Hospitais Brasil, Fabianna Cavalcante, Sofia Arquitetura.

 

 

compartilhe
Tags: , , , , .