Dicas para manter a saúde no verão

Cuidados devem ser tomados durante todo o ano, mas o verão requer uma atenção redobrada, isso porque suas condições climáticas podem acabar prejudicando nosso corpo. Mas calma lá, não há motivo para pânico, apenas sinal vermelho para algumas atitudes e foco em outras medidas que podem ajudar a amenizar os riscos. Vamos mostrar agora algumas dicas que te ajudarão a manter a saúde no verão e aproveitar ao máximo essa estação do ano tão amada pelos brasileiros.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

Nunca se esqueça da água

Como o verão é a estação mais quente e ensolarada do ano, nosso organismo acaba perdendo bastante líquidos para o ambiente – e esse fator ainda pode ser mais prejudicial quando estamos expostos ao sol intenso. Consumir bastante água é de extrema importância para repor os nutrientes e minerais que se perdem devido ao clima, além de fazer com que o corpo fique saudável e funcionando perfeitamente. Manter-se hidratado é sinônimo de saúde no verão.

Cuidados com a pele

Como falamos anteriormente, o sol pode apresentar riscos ao nosso corpo nessa época do ano, pois seus raios são mais fortes, e quem sofre bastante com isso é a pele. Mesmo que não esteja na praia ou piscina, é imprescindível usar protetor solar e evitar contato com o sol em horários de muita incidência – mais ou menos do meio dia até o final da tarde.

Atenção nas refeições

O calor intenso e sensações térmicas elevadas podem causar algumas consequências desagradáveis, como a sensação de moleza ou mal-estar. Isso acontece porque no verão o organismo pode se sobrecarregar, então devemos evitar alimentos pesados, como frituras e processados, dando prioridade para os mais naturais, como frutas e legumes – que também ajudam a hidratar o corpo. Bebidas refrescantes não alcoólicas também são bem-vindas.

Tomando os devidos cuidados, podemos aproveitar o melhor que a estação pode nos oferecer. Nada melhor do que manter a saúde no verão, não é mesmo?

 

Fontes: Minha VidaMulher de ClasseUnimed.

compartilhe
Tags: , , , , , , .