Dicas para diminuir a ansiedade

Atualmente a ansiedade tornou-se um grande problema na nossa sociedade. Desde os casos mais simples, como a ansiedade que surge para apresentar um trabalho, por exemplo, ou uma crise por motivos mais sérios. Quando ela toma conta do corpo, a respiração fica mais difícil, suamos mais, o coração acelera e até crises de choro podem surgir. De fato, somos uma população extremamente ansiosa, e isso deve ser combatido, pois os riscos dessa doença se desenvolver ou acarretar condições ruins de saúde são grandes. Por isso separamos algumas dicas para evitar, controlar e diminuir a ansiedade. Confira só.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

Tente se concentrar

Controlar e diminuir a ansiedade exige um exercício mental constante e persistente – mas não se preocupe, pois o esforço vale a pena. Pedir para uma pessoa com ansiedade se acalmar ou se concentrar parece até absurdo, mas vale a tentativa. Se você está ansioso, busque um local calmo para clarear os pensamentos e reflita sobre os motivos do seu estado ansioso. O próximo passo é tirar preocupações da cabeça para evitar que as incertezas tomem conta do pensamento. O mais indicado nesses momentos é tentar conversar com algum familiar ou amigo de confiança para ajudar a clarear as ideias.

 

Respire fundo

Uma maneira muito eficaz e simples para controlar estados mais desesperados dos nossos pensamentos e ansiedade é se concentrar na respiração. Essa atividade ajuda a encontrar mais foco e atrai sensações de leveza, calma e clareza. Feche os olhos, ignore tudo ao seu redor e escute a sua respiração, acalmando-a cada vez mais.

 

Busque mais lazer

A ansiedade pode dominar o seu corpo caso ele não esteja preparado para combatê-la. O estresse, por exemplo, ajuda para que o estado psicológico das pessoas fique mais frágil, então o melhor é buscar mais momentos de lazer na rotina – momentos com família, amigos, enfim, fazer coisas que incentivem a felicidade. Outra grande ajuda para diminuir a ansiedade é a prática de exercícios físicos. Além de acalmar, eles conseguem desenvolver mais bem-estar no nosso corpo, melhoram as noites de sono e são ótimos para aliviar o estresse.

 

Muitas pessoas podem achar que a ansiedade é apenas um sentimento ou estado, mas ela também é uma doença, então se ela influencia negativamente no seu dia a dia, o mais recomendável é procurar um profissional para iniciar um acompanhamento em busca de maiores resultados. A Medworld se preocupa com a sua saúde.

 

Fontes: Minha Vida, Tua Saúde, Escola Psicologia.

compartilhe
Tags: , , , .