Dia do enfermeiro: por que 12 de maio?

Não dá pra negar a relevância da enfermagem em tratamentos médicos, internações hospitalares e auxílio nos cuidados às doenças. Os profissionais de enfermagem possuem uma grande responsabilidade, atuando inclusive na prevenção de doenças contagiosas e o atendimento a pacientes em diferentes níveis de complexidade.

Em um momento como o que o mundo todo observa, os enfermeiros formam uma das categorias de profissionais da saúde atuando diretamente na linha de frente de combate ao coronavírus.

Dia e noite dedicam-se aos cuidados excepcionais em clínicas, hospitais, unidades de saúde, resgate e muito mais. Por isso, na publicação de hoje nós vamos falar um pouquinho mais sobre o dia do enfermeiro! Vamos lá?

POR QUE 12 DE MAIO É O DIA DO ENFERMEIRO?

A data surgiu como uma homenagem Florence Nightingale, um dos grandes nomes da enfermagem moderna. O dia 12 foi escolhido como uma forma de lembrar a data de nascimento dessa figura tão importante para a enfermagem mundial.

Florence nasceu no dia 12 de maio de 1820 e construiu uma bela história de amor e dedicação aos cuidados médicos. De origem britânica, foi uma mulher que desde muito cedo resistiu aos padrões submissos do sexo feminino para a época. Seu nome ganhou destaque após participar ativamente no socorro a soldados na Guerra da Crimeia (1853-1856).

Partiu dela também grandes esforços para dar a atividade de enfermagem um caráter mais profissional. Em Londres, fundou a escola de enfermagem no hospital St. Thomas. Tamanha sua importância para a profissão, que ainda hoje enfermeiros em todo o mundo fazem o juramento Nightingale durante a formação no curso de enfermagem.

O juramento de enfermagem por Florence Nightingale

“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.”

SEMANA DA ENFERMAGEM NO BRASIL

Além do dia do enfermeiro, no Brasil também há uma data para homenagear esses profissionais, conhecida como Semana da Enfermagem, que ocorre de 12 a 20 de maio. A data é celebrada desde a década de 1940, como uma forma de reconhecer a dedicação de duas grandes profissionais da área: Florence Nightingale, como você viu acima e Ana Néri, enfermeira brasileira conhecida principalmente por ser a primeira mulher a se oferecer voluntariamente para atuar em combates militares.

E se no começo a enfermagem era uma profissão exclusiva de mulheres (inicialmente apenas freiras), hoje o mundo todo celebra a diversidade e a realização de ambos os sexos atuando na área.

A profissão e a atividade de enfermagem se consolidaram e conquistam a cada dia mais prestígio, respeito e admiração. No Brasil é regulamentada por lei e sua prática pode ser exercida após conclusão de curso a nível técnico ou superior.

Fica aqui o nosso carinho por esses profissionais tão importantes para uma sociedade bem cuidada.

compartilhe
Tags: , , , .