Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil

No dia 03 de junho é celebrado o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde, é considerada um dos principais desafios para o século XXI.

Com o intuito de alertar sobre os riscos e cuidados necessários para combater o problema, preparamos esse artigo.

 

O que é obesidade?

Conforme definido pela Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

 

Dados sobre a obesidade infantil

A obesidade infantil é o resultado de uma série complexa de fatores genéticos e comportamentais, que atuam nos contextos familiares, escolares e sociais. O excesso de peso prejudica o crescimento e o desenvolvimento infantil e pode gerar doenças crônicas graves ao longo da vida, como problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até câncer.

De acordo com uma pesquisa do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, encomendada pelo Ministério da Saúde, uma em cada dez crianças brasileiras de até 5 anos está acima do peso. O excesso de peso também foi registrado em mais da metade das mães com filhos nessa faixa etária: 58,5%. 

Entre os fatores comportamentais, destacam-se a alimentação irregular e/ou inadequada com muito uso de alimentos ultraprocessados e sedentarismo. No entanto, o problema pode começar ainda cedo, na fase de introdução alimentar. Se isso não for planejado e executado com cuidado, priorizando uma alimentação saudável, as crianças acabam ficando cada vez mais expostas aos alimentos industrializados, tornando-se um grande problema ao longo dos anos.

 

Prevenção

Além dos cuidados com a nutrição de crianças, como a introdução alimentar no período certo e a alimentação balanceada no dia a dia, os pais, cuidadores e profissionais responsáveis pelas crianças devem dar atenção ao sedentarismo.

De acordo com a OMS, recomenda-se que crianças menores de 1 ano façam até 30 minutos de atividades físicas diárias, como engatinhar e movimentar os braços. Crianças de 1 a 2 anos devem fazer até 180 minutos de atividades por dia. Entre 3 e 4 anos, os mesmos 180 minutos por dia, sendo que 60 minutos devem ser de atividades físicas moderadas ou vigorosas. Já as crianças maiores de 4 anos devem fazer 60 minutos por dia de atividade física de intensidade moderada. O tipo de atividade varia de acordo com a idade da criança.

 

Dicas de brincadeiras

Para estimular a atividade física em crianças, aproveite as atividades ao ar livre, como andar de bicicleta, skate, patins, além de brincadeiras como pega-pega, pique esconde, corridas e caminhadas.

Os primeiros passos nessa mudança é incluir na rotina os passeios nos parques da sua cidade, despertando o interesse da criança por essas atividades e em um ambiente controlado em que os pais podem estar envolvidos.

Lembre-se de não forçar as crianças na atividade física, mas despertar o interesse participando das atividades e, progressivamente, deixando a criança livre para escolher a sua atividade favorita.

*Com informações da Agência Brasil, Ministério da Saúde e Instituto Fio Cruz

 

compartilhe
Tags: , , , .