Conheça as essenciais funções do cálcio no organismo

O cálcio vai muito além de sua fama de ser “bom para os dentes e outros ossos”. O nutriente que o leite tem de sobra possui um papel bastante importante para o organismo, mas que poucas pessoas lembram quando estão preocupadas em obter a quantidade suficiente.

As várias funções do cálcio no organismo

Uma das mais importantes funções do cálcio que o torna um dos minerais essenciais é a coagulação do sangue. Juntamente com a vitamina K, o cálcio está presente na circulação sanguínea garantindo que essa função seja executada normalmente.

De forma igualmente importante, o mineral também está presente nos processos de contração muscular, inclusive no coração. Em situações mais alarmantes, a falta do cálcio pode levar à falha da atividade muscular.

Funções do cálcio no organismo - Medworld

Regulação enzimática, respiração e reprodução celular e funcionamento do sistema nervoso são outros processos do qual o cálcio participa. Para ter uma noção quantitativa da sua importância, vale lembrar que 1% da massa corporal é composta pelo mineral.

Mas a sua fama faz jus a sua mais importante participação. O cálcio participa da composição dos ossos, sendo responsável pela sua rigidez e consistência.

A falta de cálcio leva a doenças complicadas como a osteoporose, tão temida com a chegada da idade. Essa complicação leva à deterioração dos ossos, tornando mais fáceis as fraturas e até deixando o corpo mais suscetível às quedas.

Quantidades ideais e fontes

Para um adulto saudável, o consumo diário de cálcio deve estar entre 800 e 1000 miligramas, o que equivale a três copos ou 600ml de leite desnatado. Para idosos, as necessidades podem ser um pouco superiores a isso, dependendo da idade.

Leite e seus derivados, claro, são as principais fontes do mineral: iogurte, queijo branco e amarelo, requeijão e outros. Brócolis, espinafre, cereais e chia também são alimentos ricos em cálcio.

E aí, gostou de saber das funções do cálcio? A Medworld se preocupa acima de tudo com sua saúde, em qualquer momento da vida. Além de informações úteis, também produzimos equipamentos de qualidade para cuidar sempre do seu corpo. Saiba mais sobre nós!

compartilhe
Tags: , , .