Check-up médico: 5 exames indispensáveis que você deve fazer todo ano

Há pessoas que tendem a ir ao médico somente quando estão doentes – o que, em alguns casos, torna os sintomas mais intensos quando chegam as patologias. Os dados são alarmantes quando o assunto envolve check-up médico anual. 

De acordo com o estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado em julho de 2021, o Brasil tem cerca de 211,8 milhões de pessoas e 70,6 milhões não fazem check-up anualmente.

Essa informação faz parte de uma pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em 2018. Em resumo, a pesquisa mostra que um em cada três brasileiros não tem o hábito de ir ao médico regularmente. Se você faz parte dessa estatística, entenda por que é importante realizar o check-up e quais são os exames indispensáveis que você deve realizar todo ano. Boa leitura!

 

Por que o check-up médico é importante?

O check-up é uma das maneiras mais eficazes para a prevenção e identificação precoce de doenças. Com ele é possível garantir um diagnóstico adequado e, se houver a necessidade de algum tratamento, há melhores chances de cura. 

Quando você realiza um check-up, o médico vai considerar idade, sexo e históricos familiares e pessoais. Logo, o principal objetivo do check-up é prevenir, detectar e tratar doenças, garantindo uma melhor qualidade de vida. Considerando isso, selecionamos 5 exames indispensáveis para você realizar anualmente. Confira!

 

Hemograma completo

Imprescindível para avaliar a sua saúde de maneira geral, o hemograma completo serve para detectar infecções, anemias e até leucemias. Com esse exame é possível avaliar os três principais grupos de células presentes no sangue: hemácias, leucócitos e as plaquetas.

 A primeira corresponde aos glóbulos vermelhos, encarregados de realizar o transporte do oxigênio pelo organismo. O segundo refere-se aos glóbulos brancos, que ajudam a cuidar da imunidade do corpo. Já o terceiro, são as células produzidas na medula óssea, responsáveis pela coagulação do sangue.

Exame de urina

Ao realizar o exame de urina, o médico terá informações bem importantes sobre o estado fisiológico do seu organismo. Por meio do exame também é possível encontrar a presença de doenças sistêmicas como, por exemplo, a diabetes. Além disso, o exame de urina serve para avaliar a condição funcional dos rins.

Colesterol e glicemia

De acordo com a recomendação médica, para avaliar a concentração de gorduras e açúcares na circulação sanguínea, os exames de colesterol e glicemia devem ser realizados anualmente, sobretudo, depois dos 30 anos. Além disso, com eles é possível medir a propensão do paciente a diabetes.

Papanicolau e mamografia

Estes dois exames estão inclusos no check-up feminino e ajudam a detectar doenças como o câncer de mama e alterações no colo do útero. Após iniciar a vida sexual, o indicado é que a mulher faça esses exames uma vez ao ano.

O exame consiste em identificar doenças como candidíase, tricomoníase, infecções vaginas e, também, realizar a triagem para tumores no colo do útero. Já a mamografia também deve ser feita todo ano, porém o exame é indicado somente para mulheres acima de 40 anos.

PSA 

O Antígeno Prostático Específico, também conhecido como PSA, é um dos exames que não pode ficar de fora quando o assunto envolve o check-up masculino. Esse exame serve para identificar prostatite, câncer de próstata e hipertrofia benigna.

Agora que você já sabe quais são os 5 exames indispensáveis para realizar anualmente, confira alguns dos principais benefícios abaixo:

Principais benefícios de um check-up:

  • Identificar doenças silenciosas, como hipertensão, colesterol e diabetes;
  • Saber se as funções cardíacas estão em conformidade;
  • Verificar o nível de saúde dos pulmões;
  • Certificar se existe alterações no grau de visão;
  • Prevenir doenças como câncer em mulheres e homens;
  • Evitar gastos com internações, medicamentos e possíveis complicações de saúde. 

Como você pôde ver até aqui, o check-up contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida.

 

Leia também: Dicas para uma alimentação saudável no outono

compartilhe