Cautela no retorno às atividades presenciais

O avanço da vacinação nos últimos meses traz um sentimento de esperança e alívio, após quase dois anos de medo e insegurança. Depois da intensa campanha de vacinação para idosos e profissionais da saúde, os órgãos de saúde iniciaram a vacinação para a população em geral e, atualmente, o foco está em crianças e adolescentes, além das doses de reforço para idosos e grupos de risco.

Com as boas notícias, municípios de todo o país já trabalham para o retorno de atividades presenciais de diversos setores. Porém, mesmo com a vacinação completa de 55,70% da população, segundo dados atualizados do consórcio de veículos de imprensa, o cenário ainda está longe do ideal.

Tendo em vista as festas de fim de ano e decretos reduzindo restrições, quais os cuidados que devem ser mantidos?

Confira no post de hoje!

Uso de máscaras

Apesar de algumas cidades estudarem a flexibilização do uso de máscaras, profissionais da saúde ainda defendem seu uso, mesmo com a queda dos números de contaminados, e que uma flexibilização deve ser pensada com cuidado, sem urgência., pois a doença ainda existe e ainda não está sob total controle.

Higienização 

Os protocolos de higiene devem ser mantidos, pois, além da covid, ajuda a prevenir outros tipos de doenças infecciosas. Portanto, lave bem as mãos com água e sabão, e uso sempre o álcool 70%.

Além disso, mantenha o ambiente limpo para que móveis e outros utensílios não fiquem contaminados.

Ventilação 

Aproveitando a chegada do verão, mantenha os ambientes arejados e ventilados naturalmente que, além de manter o ambiente em temperatura agradável, ajuda na renovação do ar e a redução da transmissão aérea de vírus e bactérias.

Alimentação saudável 

Adote hábitos alimentares saudáveis, priorizando uma alimentação mais natural e variada rica em frutas, verduras, legumes, grãos, carnes magras e oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas.

A alimentação equilibrada e a ingestão adequada de água ajuda a fortalecer o sistema imunológico e os demais sistemas fisiológicos.

Atividades físicas

Não é novidade os benefícios da atividade física para o organismo. No entanto, é preciso moderação, pois, práticas exageradas podem interferir nas barreiras de proteção do organismo.

As práticas físicas, mesmo as moderadas, contribuem para o fortalecimento mental e do sistema imunológico. Para pessoas que foram infectadas, o exercício físico é um forte aliado na recuperação, promovendo o fortalecimento muscular e a melhora da condição cardiorrespiratória.

Lembre-se de que os exercícios, principalmente entre aqueles que se recuperaram da doença, devem ser feitos com acompanhamento profissional.

Embora estejamos caminhando para uma queda vertiginosa no quadro epidêmico ao nível nacional, não podemos ser negligentes, afinal, como falamos no início, a pandemia ainda não acabou e a doença ainda existe.

Não sabemos se seremos vacinados todos os anos e como estaremos no Carnaval, por exemplo. Abandonar todos os protocolos de uma só vez é irresponsável e pode nos levar a um novo surto epidêmico, como a do início do ano.

Por isso, mesmo com o retorno presencial de aulas e trabalho, que haja responsabilidade e cautela para preservar o nosso maior bem: a vida.

Fonte-Imagem: <a href=’https://br.freepik.com/vetores/infografico’>Infográfico vetor criado por freepik – br.freepik.com</a>

compartilhe
Tags: , , .