Câncer de mama: chega de mitos

Saiba a verdade por trás de algumas informações que circulam sobre o Câncer de Mama.

O mês de Outubro se tornou Rosa a partir do ano de 1997, para então vir a ser conhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o Câncer de Mama. A campanha, criada nos Estados Unidos, tem o intuito de divulgar informações sobre a doença de forma que a prevenção se torne um hábito frequente.

O Câncer de Mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Apesar do que muitos pensam, a doença pode sim atingir o sexo masculino, entretanto eles representam, atualmente, somente 1% dos casos.

O mito de que a população masculina não precisa se preocupar com o Câncer de Mama é apenas um deles, existem ainda outros enganos a respeito da doença. Então, separamos três informações para que, além de se prevenir, você possa entender mais sobre o assunto.

 

O Câncer de Mama é somente hereditário

Muitos acreditam que o Câncer de Mama se desenvolve somente em quem possui casos da doença na família, porém de acordo com o INCA, somente 10% dos casos têm origem hereditária. A história familiar realmente faz parte dos fatores de risco e ela pode influenciar se o parentesco for de primeiro grau, mas esse não é o fator principal para o desenvolvimento da doença.

cancer-de-mama

Imagem: Shutterstock.

 

O autoexame substitui a mamografia

O autoexame, tão citado durante o Outubro Rosa, não substitui a mamografia. O ato não é capaz de diagnosticar o início do tumor, ele consegue detectar somente quando já existe caroços maiores. Então, a mamografia ainda é a melhor forma de prevenir e descobrir precocemente o Câncer de Mama.

mamografia-ou-autoexame

Imagem: Shutterstock.

 

O Câncer de Mama não tem cura

O Câncer de Mama pode sim ser curado. Um dos fatores que contribuem para que as chances de cura sejam maiores é o diagnóstico precoce. Devido a isso, estamos sempre reforçando que consultar um médico regularmente e ter uma atitude preventiva é tão importante. Lembrando também que, o tratamento para a doença é oferecido pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

cancer-nao-tem-cura

Imagem: Shutterstock.

 

Agora, além de se prevenir, você pode informar sobre o Câncer de Mama com mais propriedade. Aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares!

Nós estamos sempre preocupados com a sua saúde, por isso, aqui no blog você encontra uma série de informações úteis sobre como manter uma vida saudável. Continue acompanhando!

 

 

compartilhe
Tags: , , , .