Camas hospitalares: conheça as funções e características de cada modelo

Imprescindíveis para o tratamento e o conforto dos pacientes, as camas hospitalares possuem características específicas tanto para o ambiente hospitalar quanto para o ambiente domiciliar. Afinal, com elas há maior mobilidade e segurança na hora de locomover os pacientes.

Considerando isso, confira as funções e características de cada modelo.

Camas manuais

As camas manuais, como o próprio nome sugere, são reguladas manualmente usando uma manivela. Então, sempre que houver a necessidade de alterar a posição e a altura da cama, será feito manualmente. No entanto, caso não haja a necessidade de mudar constantemente a posição do paciente, a cama manual pode ser o suficiente para atender a sua necessidade.

Camas semielétricas

Com um dispositivo que controla os ajustes necessários para os pés e a cabeça, a cama semielétrica é a opção mais indicada para os pacientes que necessitam que a cabeça e os apoios de pernas sejam reposicionados com frequência. Para realizar a mudança de posições, basta pressionar um botão. No entanto, a altura da cama continuará sendo regulada manualmente.

Camas elétricas

Sinônimo de praticidade e agilidade, a cama elétrica realiza todos os movimentos necessários e elimina a necessidade de trabalho manual. Além de permitir o controle do pé e da cabeça, a altura de uma cama elétrica completa pode ser facilmente alterada com o toque de um botão. Isso deve ser considerado caso o paciente precise abaixar a cama com frequência, afinal, possibilita a entrada e saída para o repouso com segurança.

Agora que você já sabe quais são os principais modelos de camas hospitalares, confira os principais benefícios:

Facilita a mudança de posição 

No caso de pacientes que estão há muito tempo acamados, a pressão na cama faz com que o tecido da pele fique preso entre os ossos e a superfície da cama, causando acnes e até feridas. Para evitar esses desconfortos, as camas hospitalares oferecem uma solução eficaz, pois permitem o ajuste da cama conforme a necessidade.

Melhora a circulação sanguínea

Além de permitirem que os pacientes posicionem melhor a cabeça e os pés e mudem de posição conforme a necessidade, as camas de hospital ajudam a melhorar a circulação sanguínea do paciente enquanto ele está na cama se recuperando.

Oferece segurança ao paciente

O leito hospitalar oferece maior segurança ao paciente, principalmente, aos que correm o risco de cair.  Por conta da existência de grades nos leitos hospitalares, o risco de fraturas devido a quedas é consideravelmente reduzido.

Permitem a realização de movimentos

As camas hospitalares oferecem diferentes maneiras de posicionar a cama e cada posição vai depender da situação do paciente e da recomendação médica. A posição de Trendelemburg, por exemplo, permite que a parte superior do corpo fique abaixada enquanto a inferior é elevada.

Essa é uma posição muito utilizada no caso de pessoas que passaram por cirurgias nos órgãos pélvicos ou no abdômen inferior. Já a posição Fowler é quando a cabeceira da cama fica levantada em ângulo de 45 graus, facilitando a respiração por conta da extensão do pulmão.

Embora haja diferentes movimentos permitidos, não há perigo de queda do paciente, porque a cama hospitalar possui grades de segurança em um ou até dois lados.

Além disso, há espumas de densidades diferentes utilizadas nos colchões, elas ajudam na movimentação, na segurança e no conforto dos pacientes.

Como você pôde acompanhar até aqui, as camas hospitalares desempenham um papel muito importante na área da saúde. Na Medworld, você encontra camas hospitalares com qualidade, robustez e segurança.

compartilhe
Tags: , , , , .