Brasil é referência mundial em aleitamento

A revista científica britânica The Lancet divulgou uma conclusão em que destaca o Brasil como referência mundial em aleitamento materno. A pesquisa que conclui esse fato analisou mais de 150 países, incluindo Reino Unido, China e Estados Unidos.

No Brasil existem incentivos que justificam seu ótimo resultado nesse ranking, como a regulamentação da lei de amamentação – que incentiva a licença de maternidade e limita a comercialização dos produtos que substituem o leite. Os benefícios da amamentação utilizando leite humano são vários e se estendem até a vida adulta da criança. Entre eles, estão a proteção contra infecções, diminui o risco de surgimento de doenças como diabetes, colesterol alto e obesidade, além de incentivar o desenvolvimento intelectual. A amamentação também traz benefícios para as mães – o risco de desenvolvimento de câncer de mama também diminui consideravelmente, em até 6%.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

O artigo ainda aborda a evolução história do Brasil em relação ao incentivo do aleitamento. Ainda em 1974, as crianças brasileiras eram amamentadas até mais ou menos os dois meses de idade. Em 1986, apenas 2% das crianças que tinham até seis meses eram amamentadas pelas mães. Já depois do ano de 2006, o quadro evoluiu bastante, apresentando um número de 41% de crianças sendo amamentadas – e elas, em média, eram amamentadas até os 14 meses.

Em relação aos outros países, o Brasil se destaca nessa evolução: na China, por exemplo, esse quadro se reduziu com o tempo. Outro fator que a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta sobre o Brasil é sobre a redução da taxa de mortalidade infantil, que foi 20% maior que dos demais países estudados.

A Medworld, como empresa brasileira, orgulha-se desse ótimo resultado da saúde brasileira e se dispõe a sempre contribuir com essas melhorias. Para conhecer nossos produtos hospitalares, confira o nosso catálogo.

 

Fontes: Portal Saúde, Pais e Filhos.

compartilhe
Tags: , , , .