Benefícios do atendimento humanizado na área da saúde

Nos últimos anos, um assunto que vem ganhando projeção em diversas esferas é a questão do atendimento humanizado. Para além dos seus benefícios no dia a dia nas relações comerciais, a necessidade de um debate mais profundo sobre o atendimento humanizado, enfim, chegou à área da saúde expondo problemas estruturais e a urgência de repensar o atendimento ao paciente.

Pensando nisso, preparamos esse post especialmente para falarmos sobre a importância e os benefícios do atendimento humanizado na área da saúde.

O que é atendimento humanizado?

O propósito do atendimento humanizado é que os profissionais da saúde se coloquem no lugar dos seus pacientes, entendendo suas dores físicas e psicológicas e possam prover um atendimento ético e eficiente.

No setor da saúde, o atendimento humanizado é um grande apoio para o sucesso de um tratamento, visto que o acolhimento e a compreensão ajudam não apenas a acalmar o paciente, que já se encontra fragilizado, mas pode, inclusive, ajudar a encontrar e a diagnosticar outros problemas e oferecer o tratamento mais adequado para cada caso.

Empatia

Como falamos acima, um paciente aguardando por atendimento já se encontra fragilizado fisicamente e emocionalmente. Portanto, é importante trabalhar a comunicação e a empatia, dois valiosos pontos que já evitam dificuldades em atendimentos.

Afinal, quando se escuta com atenção, acolhimento e compreensão, você entende que o paciente é um ser integral que está passando por uma grande dificuldade e precisa de ajuda para a sua cura.

Ética

Agir com ética e profissionalismo é fundamental para um bom relacionamento com paciente e os familiares que o acompanham. Escutar e comunicar com cuidado e cordialidade é imprescindível, principalmente com notícias difíceis.

Além disso, em nada ajuda a encontrar culpados pelas enfermidades do seu paciente, ou, até mesmo, culpá-lo pelo seu estado, atitude que cresceu consideravelmente com a pandemia do coronavírus. Isso demonstra falta de ética e desrespeito, um problema que pode levar a processos administrativos, inclusive.

Infraestrutura adequada

Outro ponto importante no atendimento humanizado é o cuidado estrutural, propiciando uma infraestrutura que atenda às necessidades do paciente.

Investir em um ambiente agradável e confortável é a garantia de segurança e respeito ao paciente sob os seus cuidados que, com uma experiência positiva, melhora a sua imagem perante o público e o ajuda a conseguir novos clientes.

Fidelização

Como pudemos ver ao longo desse post, o atendimento humanizado não é só benéfico para os pacientes, como, também, para os próprios hospitais e clínicas. Ao priorizar as necessidades individuais dos pacientes e o tratamento empático, você garante uma boa experiência com ética profissional e acolhimento que faz a diferença na avaliação e indicação dos seus serviços.

Como pudemos ver ao longo do post, são inúmeras as vantagens do atendimento humanizado. Não apenas pelo retorno positivo, seja por bons feedbacks ou indicações, mas pela necessidade de entender que na saúde lidamos com seres humanos em suas complexidades, crenças, dificuldades e fragilidades, e todos merecem um tratamento digno e respeitoso.

Então, coloque essas ideias em prática e transforme a cultura organizacional da sua empresa, abraçando a empatia para ajudar seus pacientes e superarem os momentos delicados.

Fonte – imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas’>Pessoas foto criado por DCStudio – br.freepik.com</a>

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