Como espantar para longe as chances da ocorrência de um AVC

O post de hoje fala de um assunto um tanto sério, mas ele pode ajudar bastante gente no futuro. Muito ouvimos falar sobre os perigos do AVC, mas nem sempre é fácil achar informação sobre como ele acontece e, principalmente, o que fazer para evita-lo.

É aqui que entra o papel da Medworld, como uma empresa que está sempre preocupada com o bem-estar das pessoas. Vamos explicar aqui como ocorre o Acidente Vascular Cerebral, quais são os fatores de risco e o que fazer no caso de uma ocorrência.

Sabemos que este pode ser um assunto um pouco delicado para algumas pessoas, mas consideramos que a informação é uma das chaves para uma vida saudável. Então, vamos lá?

AVC - Medworld 2

Como acontece

Como o próprio nome sugere, tudo acontece no cérebro. Resumidamente, o AVC ocorre quando há a interrupção do suprimento de sangue para uma área do cérebro – que pode acontecer via rompimento ou entupimento dos vasos sanguíneos.

Quando isso acontece, as células cerebrais, que precisam de oxigênio e glicose para sobreviver, acabam ficando sem seus combustíveis vitais. Você pode imaginar o tamanho do problema, não é?

Existem dois tipos diferentes de AVC, que têm causas distintas mas bastante similares: o AVC isquêmico e o hemorrágico. O primeiro tem a ver com o entupimento dos vasos sanguíneos na região cerebral, o que leva a um coágulo. O segundo se refere ao rompimento de um vaso sanguíneo, que leva a uma hemorragia na região do cérebro.

AVC - Medworld

Ilustração de como acontece um AVC. Fonte: BioSom.

Como identificar que está acontecendo

Identificar em tempo hábil a ocorrência de um AVC pode ser literalmente vital. Como se trata da interrupção do suprimento de oxigênio e glicose para as células cerebrais, a própria vida dessas células depende de uma resposta rápida ao AVC.

Principais sintomas

São os principais indicativos da ocorrência de um AVC os seguintes sintomas:

  • Fraqueza ou dormência repentinas e fortes em regiões como rosto, braço, perna ou de um lado do corpo;
  • Formigamento no mesmo lado que está fraco ou dormente;
  • Perda da visão ou escurecimento repentino em um ou ambos os olhos;
  • Perda da fala e dificuldade para compreender as outras pessoas;
  • Dor de cabeça súbita e forte, sem causa aparente;
  • Vertigem, perda equilíbrio, combinados com sensação de náusea.

O especialista no assunto e neurologista Leandro Teles, que é também membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), afirma que um pequeno teste pode ser feito para confirmar a ocorrência de um AVC. Os passos são os seguintes:

  • Pedir para a pessoa sorrir e observar a simetria do sorriso. Compare com uma foto, se necessário, ou com sua lembrança de como é o sorriso da pessoa;
  • Peça para que levante ambos os braços e mantenha-os na mesma altura a frente do corpo, observando se ocorre a queda de um dos lados;
  • Faça uma pergunta que você saiba a resposta e observe como ela é respondida, se há alteração na voz ou nos fatos.

Fatores que podem desencadear um AVC

Os fatores que podem evitar a ocorrência de um AVC têm a ver com levar uma vida mais saudável, se atentando aos hábitos alimentares e de vida. São os hábitos que evitam o problema:

  • Atentar ao consumo de sal, gorduras e álcool, não ultrapassando o que é considerado saudável;
  • Focar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas e verduras, mantendo uma dieta balanceada e que atenda às necessidades nutricionais;
  • Realizar atividade física regularmente, procurando manter o IMC entre 20 e 25;
  • Prevenir e tratar complicações como hipertensão e doenças cardiovasculares;
  • Realizar exames médicos regularmente;
  • Tratar possíveis doenças ligadas ao consumo de lipídios e outras moléculas de gordura.

Como falamos lá no início do texto, a Medworld preza sempre pelo bem-estar e saúde de todos os seus parceiros. Levamos esse compromisso para o desenvolvimento de nossos produtos, que visam oferecer conforto nos momentos mais necessários.

Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de informações que contribuem para uma vida mais saudável!

Com informações de BioSom.

 

compartilhe
Tags: , , .