Alergia: confira dicas para evitar o incômodo e diminuir os sintomas

O dia 8 de julho, Dia Mundial da Alergia, tem como principal objetivo promover a conscientização e o alerta para umas das doenças mais comuns no mundo. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge cerca de 35% da população brasileira. E entre alguns dos principais sintomas da alergia estão: tosse, coceira, irritação nos olhos e dificuldade de respirar.

A alergia é considerada uma reação do sistema imunológico à exposição do organismo a uma série de substâncias podendo ser: alergia respiratória, alimentar, alergia a insetos, a vacinas, alergias de pele, a medicamentos, entre outros.

No entanto, no inverno, asma e rinite são as principais alergias. Segundo a ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) a asma afeta 10% da população brasileira, sendo responsável por, aproximadamente, 400 mil internações e cerca de 2 mil óbitos. A rinite alérgica tem estreita relação com a asma. Dados indicam que 78% das pessoas com asma têm rinite alérgica.

Considerando que a chegada das baixas temperaturas aumenta a incidência desses desconfortos causados pelo vírus da gripe e contribui com as infecções das vias aéreas superiores, selecionamos 8 dicas para prevenir as alergias típicas de inverno. Acompanhe!

 

  • Mantenha os ambientes sempre arejados e, se possível, recebendo luz solar por um longo período do dia. Isso ajuda a acabar com mofos e ácaros.

 

  • Evite ou remova itens que acumulam poeira, tais como: cortinas, tapetes, bichos de pelúcia e livros. Isso porque eles juntam poeira e ácaros que atacam a rinite.

.

  • Aspire a casa de 1 a 2 vezes na semana, preferencialmente, com aspiradores de filtro. Alguns alérgenos são muito pequenos e podem passar pelos filtros normais. No entanto, caso você não tenha um aspirador, utilize uma vassoura ou um rodo com pano molhado. 

 

  • Atente-se a limpeza do ar-condicionado, ela deve ser periódica, tanto dos filtros quanto dos dutos. Porque eles acumulam poeira e espalham ácaros no ar.

 

  • Vacine-se! Como este período é muito propício para transmissões de vírus, a vacinação é imprescindível para a proteção de pacientes alérgicos.

 

  • Tome banho antes de deitar. Tomar banho antes de dormir faz com que os alérgenos presos ao cabelo e à pele não passem para a cama.

 

  • Livre-se dos causadores de alergia. Para reduzir o acúmulo de alérgenos nas roupas de cama, o indicado é lavar as roupas em água quente (a pelo menos 54 °C) toda semana.

 

  • Tenha antialérgicos em mãos. Não deixe de aproveitar os momentos de lazer por falta de medicação. Assim, se acontecer qualquer coisa, é só tomar o remédio e voltar a curtir o dia.

 

Controle da alergia aumenta a qualidade de vida

Embora o tratamento dependa do agente causador da reação alérgica, ele pode ser feito a partir de diferentes estratégias, como o controle do ambiente, a imunoterapia (vacinas) e o uso de medicamentos.

Por último, mas não men0s importante, tomar bastante água, não fumar e se alimentar de maneira saudável são medidas que contribuem para ter qualidade de vida no inverno. Como a vitamina D está relacionada à prevenção de doenças do aparelho imunológico, tire alguns minutos do seu dia para tomar sol.

Essas são medidas simples, mas eficazes, para prevenir as alergias típicas do inverno, seja rinite, asma, ressecamento de pele e até mesmo infecções do aparelho respiratório.

 

compartilhe
Tags: , , , , , .