Adoçantes trazem malefícios à saúde? Descubra

Eles são a salvação para muitas pessoas com diabetes. No entanto, é comum encontrar muitas pessoas que acreditem que eles tragam malefícios para a saúde e que devem ser evitados sempre que possível. Afinal, os adoçantes fazem mal à saúde?

Mesmo que ele já seja comercializado há muito tempo, até hoje os especialistas discutem sobre possíveis riscos dos adoçantes. Segundo eles, tudo o que sabemos até hoje nos mostra que não precisamos temer esses produtos.

Resultado de imagem para adoçantes

O que dizem os especialistas

No ano passado, a cidade de Buenos Aires, na Argentina, sediou um importante evento sobre nutrição. Mais de 3000 especialistas do mundo todo participaram. Um dos assuntos discutidos no evento foi o uso de adoçantes atualmente.

A concordância geral entre os especialistas foi que, atualmente, nada de ruim foi comprovado sobre os produtos. O professor espanhol Lluís Serra-Majem lembrou que, para que sejam liberados para venda, os adoçantes antes precisam passar por rigorosos testes que evidenciam sua segurança e eficácia como produto. Se são aprovados nesses testes, logo podem ser considerados seguros.

Mas o professor também lembra que não se deve “fechar os olhos”. Testes cada vez mais precisos e tecnológicos devem continuar sendo feitos para provar a segurança dos adoçantes.

Adoçantes e perda de peso

Entre os motivos comuns em torno dos adoçantes está a ideia de que ele, na verdade, acaba resultando no aumento de peso. O produto é buscado por muitas pessoas, mesmo as não diabéticas, que querem reduzir o consumo de açúcar.

Apesar de estudos e sugestões que indicam que os adoçantes induzem o apetite, a maior parte dos especialistas do encontro apontou para a direção contrária, dizendo que há muito tempo os adoçantes são responsáveis por diminuições de peso no mundo todo.

Anna Raben, doutora alemã e responsável por uma das falas no evento, afirma que a maioria esmagadora das pesquisas dos últimos 30 anos indicam que os adoçantes não são responsáveis por aumento de peso, e que, na verdade, eles contribuem para a diminuição dos números.

Saldo positivo

Os especialistas afirmaram que, atualmente, os adoçantes são parte das estratégias para redução do consumo de açúcar no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma parcela enorme de pessoas está extrapolando o ideal no que se refere ao consumo de açúcares, de ser apenas 10% da quantidade de calorias ingeridas.

É importante lembrar, porém, que mesmo que até o momento nada tenha sido comprovado contra os adoçantes, qualquer coisa consumida em excesso nunca é bem vinda. Os adoçantes não devem ser substitutos totais do açúcar. O ideal é que, na verdade, o produto seja utilizado apenas quando não for possível cortar o consumo.

Gostou da notícia? Para saber mais informações que contribuam para sua saúde, continue acompanhando o blog da Medworld!


Com informações de Exame.

 

compartilhe
Tags: , , , , , , .