A nova terceira idade do Brasil

 

Aquele velho estereótipo que representa a terceira idade como pessoas velhinhas, de cabelo branco e fala mansa está se desconstruindo pouco a pouco. Já faz algum tempo em que existe uma grande mobilização com os cuidados em idade avançada, não só a respeito da aparência, mas também de consciência.

É grande o número de pessoas acima do 60 anos que conquistaram a sua independência financeira e emocional, se desprendendo dos rótulos de pessoas frágeis emotivamente.

A nova terceira idade no Brasil vem construindo um legado que será fundamental para as também novas gerações que alcançarão a idade avançada.

Por isso, na publicação de hoje, vamos apresentar algumas características dessa terceira idade.

Vamos ver?

OS DESAFIOS E TENDÊNCIAS DA NOVA GERAÇÃO DE IDOSOS

A GERAÇÃO IDOSA E CONECTADA

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2017, 2,3 milhões de pessoas a partir dos 60 anos usaram a internet pela primeira vez naquele período. Em contínuo crescimento, o pessoal da terceira idade somava 8,6 milhões de usuários no País, o que representa 7% do total de internautas.

É um dado bastante interessante, não?

Isso também reflete na forma como essas pessoas passam a lidar com situações novas que lhes apresentam, aprendendo a construir um pensamento crítico sobre diversas questões.

Marcas e até mesmo outros usuários tiveram que se adaptar com a presença desse público na internet, já que também há uma grande participação deles nas redes sociais.

O ENVELHECIMENTO CONSCIENTE

A passividade está passando longe da nova terceira idade no Brasil. Os novos idosos não são mais aqueles que aguardam de uma forma apática o avanço da idade.

Uma geração que passou por grandes mudanças culturais no século 20 é capaz de se adaptar e criar uma sociedade que acompanha essas mudanças de valores.

Se há algum tempo atrás a pessoa idosa envelhecia mas permanecia com o desejo de manter-se jovem, incluindo hábitos e vestimentas dos mais novos, hoje em dia a aceitação do avanço da idade é muito maior. Por isso, há uma valorização de imagem que vai de acordo com a maturidade.

O ANSEIO POR SE MANTER EM ATIVIDADE

A nova terceira idade no Brasil não quer saber de monotonia e rotinas entediantes. O negócio agora é se manter em atividade, seja profissionalmente ou descobrindo alguma nova habilidade para as horas vagas.

E nesse sentido não há limites. Há idosas entrando no mercado de trabalho como modelo fotográfica, por exemplo. Idosos colocando a mão na massa e investindo em novos negócios. Há espaço também para trabalhos manuais, novas artes, artesanatos, gastronomia e mais, muito além do velho e bom tricô.

A TENDÊNCIA MUDA, A ATENÇÃO CONTINUA

Essa mudança de tendência deve se estender por muitos anos, incluindo as novas gerações de jovens que virão a se tornar os idosos do futuro.

Mas vale a pena lembrar de que apesar de todo o empoderamento da terceira idade, é importante que o respeito e os cuidados sejam permanentes. A fragilidade do corpo e muitas vezes da mente são condições naturais que vão aparecendo aos poucos.

Por isso, apoie a terceira idade em novas conquistas e descobertas, porém, não esqueça da gentileza para com eles.

Gostou do conteúdo? Aproveite para deixar seu comentário.

Continue acompanhando o blog para mais dicas, notícias e curiosidades.

compartilhe
Tags: , , , , .