A energia do nosso corpo vem de onde?

Andamos, corremos, trabalhamos sempre e ainda realizamos várias outras atividades diárias, certo? Isso tudo, como você já deve ter percebido, exige muita energia do nosso organismo, caso contrário, não “daríamos conta”. Mas, será que esta energia vem apenas dos alimentos? Acompanhe conosco e descubra.

energia-corpo-dicas-medworld

Foto: reprodução/ Brasil 247

Sim, por incrível que pareça e por mais que as pessoas duvidem, toda a energia que precisamos para viver vem dos alimentos. Eles são os responsáveis por conceder substâncias que nos mantém vivos e ativos como, por exemplo, a glicose, a proteína e os carboidratos, que são imprescindíveis para que o nosso corpo funcione da maneira correta.

Em geral, os alimentos que consumimos diariamente são digeridos pelo nosso organismo e se transformam em pequenas moléculas que as células absorvem e transformam em energia.

E para onde vai toda a nossa energia?

Depois que a energia é produzida pelo nosso corpo, ele mesmo se encarrega de distribuí-la da maneira correta e, normalmente, isso acontece da seguinte maneira:

Primeiramente, uma boa parte da energia produzida – na verdade a maior parte dela – é utilizada com o nosso cérebro, porque ele é o responsável por controlar o restante do nosso corpo. Então, na divisão geral, ele fica com 19% de toda a energia que o nosso corpo produz a partir dos alimentos.

Em segundo lugar no ranking de consumo de energia estão os músculos esqueléticos, que quase se comparam ao cérebro quano o assunto é gasto energético. Eles consomem 18% da nossa energia total, pois as contrações musculares exigem muita carga para serem executadas.

Já o nosso coração recebe 7%, pois ele depende da energia imediata da glicose para que o nosso músculo cardíaco nunca pare de funcionar, o que ocasionaria a nossa morte.

O restante de energia é dividida igualmente pelo nosso corpo de acordo com a demanda, garantindo o funcionamento pleno de todas as partes necessárias para a nossa sobrevivência.

Agora você já sabe que uma alimentação saudável é realmente importante, né? Aqui no blog da Medworld sempre traremos dicas de saúde para ajuda-lo a ter uma vida cada vez mais saudável.

Fontes: Abril, EHow, Uol

compartilhe
Tags: , .