6 passos para melhorar a saúde do coração

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 31,5% dos óbitos no país são provocados por problemas cardiovasculares. No mundo, 7,6 milhões de pessoas morrem anualmente devido a problemas que prejudicam a saúde do coração. Logo, é imprescindível manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos. 

Afinal, o coração é o músculo mais importante do corpo, e embora muitas pessoas saibam da sua importância para a saúde, poucos se dedicam a mantê-la. Além disso, você sabia que 80% dos infartos e ataques cardíacos podem ser prevenidos?  Pensando nisso, separamos 5 passos que podem manter a saúde do coração em dia.  Acompanhe!

 

1- Mantenha o peso adequado 

O sobrepeso pode causar diversas alterações no metabolismo, podendo levar a doenças como colesterol alto, diabetes e hipertensão. Além disso, o excesso de peso pode fazer com que o coração precise de mais força para bombear, o que acaba dificultando o controle da pressão arterial. Em consequência disso, pessoas com excesso de peso têm cerca de 50% mais chances de desenvolver doenças cardíacas.

2- Controle a sua pressão arterial

Acompanhar, regularmente, os níveis da sua pressão arterial auxilia no diagnóstico precoce da hipertensão e no controle da doença. Essa doença é crônica e silenciosa e, de maneira geral, surge quando os valores das pressões mínima e máxima estão acima do normal- o que aumenta a propensão de um AVC.

Essa doença, geralmente, está relacionada ao excesso de peso, alterações do colesterol, intolerância à glicose ou diabetes mellitus. Além disso, para evitar o aumento da doença, atente-se ao consumo de sal e pratique exercícios.

3- Monitore os níveis de colesterol

Fique atento. O nível de colesterol alto é um alerta para você cuidar mais da saúde. O LDL (colesterol ruim) alto se acumula nas artérias coronárias, podendo formar placas de aterosclerose, que geram o entupimento do fluxo de sangue nas artérias, aumentando o risco do infarto. Caso o HDL (colesterol bom) esteja em níveis inferiores ao recomendado, o risco do acréscimo de gordura nas artérias aumenta.

Portanto, tenha uma dieta equilibrada com legumes, verduras, cereais, carnes magras e, é claro, movimente-se. Dependendo do nível do colesterol, chamado de estatinas, é preciso tomar medicação para baixar.

4- Tenha boas noites de sono  

O indicado é que toda pessoa durma de sete a oito horas por dia, no entanto, o importante é ter um sono reparador. Afinal, cada pessoa possui um metabolismo diferente, ou seja, cada um tem seu tempo para descansar corpo e mente. Além disso, evite dormir menos de 5 horas por noite, isso eleva o tonus da pressão arterial, aumentando em 30% os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares; sem contar que noites mal dormidas também resultam em estresse, irritabilidade e dificuldade de se concentrar.

5- Mantenha uma alimentação equilibrada

Evite ao máximo alimentos industrializados, ricos em gorduras trans e saturadas.  Lembre-se que o consumo diário de sal não deve ultrapassar 5g e de açúcar o consumo máximo é de 25g.  Alguns alimentos que se destacam por fazerem bem à saúde do coração são: aveia, abacate, linhaça, salmão, azeite extravirgem, frutas vermelhas, castanhas, vegetais, feijão e tomates. Em todo caso, não deixe de consultar um nutricionista, pois é o profissional que saberá indicar quais alimentos são melhores para você.

6- Movimente-se 

Praticar exercício físico diariamente faz com que o seu coração trabalhe com mais eficiência. Além do mais, melhora a circulação sanguínea, contribui com a redução da glicose e diminui o risco de trombose. Vale lembrar que a prática de exercícios físicos também é recomendada para pessoas que possuem doenças cardíacas, pois ajuda a reduzir as chances de mortalidade em até 30%.  Contudo, é imprescindível o acompanhamento de cardiologista antes de começar qualquer exercício.

 

compartilhe
Tags: , , , , .