4 de fevereiro: Dia Mundial do Câncer

Todos os anos podemos observar grandes movimentos nacionais e internacionais de conscientização sobre diversos assuntos de saúde pública, doenças e prevenções. 

Para chamar atenção da população para determinados temas, algumas datas são selecionadas como forma de centralizar as informações e propagar o conteúdo de uma forma mais organizada. 

Foi assim, por exemplo, que o setembro amarelo se tornou mundialmente conhecido e hoje é uma das principais datas de apoio a quem sofre com depressão e outros sintomas que podem levar o indivíduo ao suicídio. 

E nos últimos anos, outra data vem conquistando espaço na iniciativa de prevenção à doenças: o 4 de fevereiro, dia mundial do câncer. 

E na publicação de hoje nós vamos entender um pouquinho mais sobre a data e as ações de conscientização. 

DIA MUNDIAL DO CÂNCER: POR QUE DIA 4 DE FEVEREIRO?

4 de fevereiro foi o dia em que aconteceu a reunião da Cúpula Mundial Contra o Câncer para o Novo Milênio, em Paris, no ano 2000. Na ocasião, a Carta de Paris foi criada com o objetivo de promover a pesquisa, prevenir o câncer, melhorar os serviços aos pacientes, conscientizar e mobilizar a comunidade global a fazer progresso contra o câncer, além de incluir a adoção do Dia Mundial do Câncer.

LEIA A CARTA DE PARIS COMPLETA (EM INGLÊS)

Em 2020 a iniciativa celebra 20 anos de atividades. O impacto global das ações podem ser vistos em números divulgados pela própria entidade, como:

  • +15 mil artigos de imprensa em 154 países
  • 947 eventos em 127 países
  • +700 mil tweets
  • 62 governos ativos

Isso é prova de um movimento que busca melhorar a educação populacional a fim de reduzir o grande número de casos de morte por câncer. 

 

QUEM ESTÁ POR TRÁS DO DIA MUNDIAL DO CÂNCER


O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa global liderada pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC). 

Para promover a conscientização por uma vida com mais informação sobre o câncer, todos os anos, centenas de atividades ocorrem em todo o globo. Os eventos reúnem comunidades, organizações e a população em geral em diferentes ambientes, tais como: escolas, empresas, hospitais, parques, locais de culto, nas ruas e na internet. 

De acordo com o movimento, as atividades visam atuar “como um lembrete poderoso que todos temos um papel a exercer na redução do impacto global do câncer.”

Além disso, anualmente é selecionado um tema que acompanhará as ações. O tema de 2020 é “Eu sou e eu vou”. O tema busca relembrar à população de que trata-se somente de você e de seu compromisso de agir. 

Mas além das ações, o movimento possui um objetivo muito sério:

reduzir o número de mortes precoces devido ao câncer e doenças não transmissíveis em um terço até 2030.

POR QUE O CÂNCER?


Um movimento tão forte e tão grande assim mobiliza muitos recursos no mundo todo. As iniciativas poderiam atingir qualquer outro problema de saúde ou doenças, mas, por que o câncer? A própria entidade responde a pergunta, e é bastante simples. 

Os dados são impressionantes, dá uma olhadinha: 

  • 9,6 milhões de pessoas morrem de câncer a cada ano.
  • Isso é mais do que HIV/AIDS, malária e tuberculose juntos.
  • Até 2030, especialistas projetam que as mortes por câncer subirão para 13 milhões.

E um assunto tão delicado como esse, exigia a necessidade de um compromisso global. 

As ações visam tratar de todos os aspectos do câncer, como: 

  • Tipos de câncer
  • Causas
  • Sinais e sintomas
  • Prevenção e detecção precoce
  • Tratamento

Entre outros. 

 

Por todos os motivos citados nesse conteúdo, convidamos você a engajar com o movimento no dia 4 de fevereiro. Compartilhe com amigos e conhecidos as informações que podem salvar vidas. 

Para saber mais sobre as ações, acesse o site oficial do Dia do Câncer.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas, notícias e curiosidades. 

 

compartilhe